quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Primeiro, preciso me desculpar pela ausência na semana que passou. Esta foi, realmente, bastante conturbada.

E, mais uma vez, a grande dúvida: sobre o que escrever?

Estive lendo alguns dos últimos textos escritos por meus "vizinhos semanais" (expressão criada agora, portanto, pra quem não entendeu, me refiro aos colegas do blog), e vi algo sobre se sentir meio carta fora do baralho, peixe fora d'agua ou coisa que o valha, com relação ao blog e às críticas que estão sendo abordadas nos textos. Pois bem, não estou aqui para julgar ninguém, até porque em uma das primeiras semanas me senti da mesma forma - se não me engano, até escrevi sobre isso aqui quando falei dos meus textos (não)jornalísticos -, mas, se possível, mostrar o que me deixou mais confortável: o nome do blog é "Diversitate" e seu endereço "mentes diversas". Precisa explicação melhor que essa? E, sinceramente? Viva a diversidade de pensamentos e sentimenstos!

Claro que quando ocorre um fato como a catástrofe aérea de poucas semanas atrás, e centenas de pessoas morrem, seja lá pelo erro de quem quer que seja, não há como não se comentar o fato, ou a abordagem que se está sendo feita do mesmo, ao menos.
O triste é que tem se tornado necessário acontecerem situações como essa para que haja uma (aparente) revolta da população - a população que vota, mesmo que não saiba em quem, que paga impostos, que luta por um salário, às vezes medíocre, no final do mês... -. E então, a questão deixa de ser política e passa a ser humana.
Não me considero politizada - até gostaria, porém tenho consciência que não sou, o que , talvez, se dê pelo histórico familiar, embora não vá abordar o tema agora por ser assunto para um novo texto -, mas não há como viver de olhos fechados ou olhando apenas horizontalmente quando se tem verticais e diagonais, no mínimo, para serem observadas também. O que quero dizer é que a questão não é apenas política, gostaria muito de escrever apenas sobre coisas amenas, mas fazer isso, seria ignorar o que está ao meu redor. E embora tenha largado o curso de Comunicação Social, sem comunicação não consigo viver. E, para mim, a comunicação não está somente no falar, está no ver, no perceber, no sentir, no lamentar a hipocrisia em que vivemos, na qual o poder está concentrado nas mãos de alguns e, conformados com isso, passa a ser normal tropeçarmos em mendigos nas ruas, andarmos com os vidros dos carros fechados e ignorarmos crianças vendendo balas nos sinais, famílias com suas casas destruídas em enchentes, mortes em desastres rodoviários por falta de manutenção nas estradas e inúmeras outras atitudes absurdas para serem ignoradas por nós, seres humanos. O Júnior pode me corrigir se estiver errada (afinal, também não sou muito boa em biologia), mas a espécie humana é a única que se destrói, que se mata... em vão.

O ser humano é uma espécie em extinção, por que seres desumanos é o que mais vemos por aí, por aqui, por lá.

Agora, ao reler para clicar em "publicar postagem", percebo que o texto ficou um pouco confuso, mas espero que em alguma parte deste, você possa ter alguma opinião sobre o que foi escrito. Não precisa falar. Apenas pensar, sentir, refletir. Se comunicar com as idéias, não com a autora, que é apenas mais uma dessas cidadãs que volta e meia se pega sendo demasiadamente desumana.

Até.

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conhecia sua blog ,é a primeira vez que leio suas sinceras palavras,e gostei,gostei muito.Pois eu sei o quanto é dificil,escolher um assunto para debatar,para criticar,sendo que muitas outras pessoas tem pensamentos diferentes e tal.

Nemt todo mundo tem essa coragem de falar tudo que vem a cabeça e tal,parabéns.

sobre o post de hoje,concordo plenamente com tudo que você escreveu a raça humana.

E porque você largou seu curso ? Tri curioso.hehe.

abraço !

Menina Ruiva disse...

Oh menina! que blog bonito...
Blog de conteúdo, coisa rara por aqui!
Bjoca
Sucesso!

Anônimo disse...

Viva a diversidade de pensamentos e sentimentos !!!!
É isso aí!!!
Eu não posso afirmar com certeza essa sua afirmativa de que o ser humano é a única espécie que se mata em vão,embora,não só concordo como defendo essa idéia. Temos,teoricamente,o encéfalo mais desenvolvido do reino animal e mesmo assim costumamos agir como nossos ancestrais primitivos,organizados porém destrutivos e muito mais bem armados e ambiciosos... Teoria medíocre,a minha(rsrsrsrsrsrsrs),mas exemplifica muito bem o que eu quis dizer.
A humanidade x A desumanidade!!!!!

Por Juninho C.L.

Juliana Farias disse...

A questão do homem ser o único ser do mundo que mata seu semelhante por ganância foi tema da redação no processo seletivo da Oi.
Eu não passei. Não sei se foi pela redação, se foi pela entrevista... enfim... eu sei que nenhum ser humano é capaz de analisar 28 indivíduos em 2h apenas.
Não entremos em detalhes.
é lamentável este discurso que é verdadeiro e digno, mas que eu gostaria que fosse uma grande ilusão nosso. Não!

Somente com a mudança de nossas atitudes internas... attudes com a gente mesmo, para termos atitudes decentes com os outros, com o nosso semelhante.

Aí sim o mundo pode ter um sentido mais prazeroso de existir e de persistir. Pq até agora só tivemso atitudes mesquinhas com o mundo que agoniza num martírio sem fim. Animais morrem com derramamento de óleo, o mundo esquenta... ai... que triste é a realidade.

Rê Silbat disse...

Adorei ter passado por aqui... Este post pareceu-me um espelho...
Bom, muitas coisas acontecem a nosso redor e não damos o devido valor a elas, o valor humano. Estudo comunicação social, e com o tempo a gente aprende que comunicação não é mesmo apenas o esquema "mensagem -> código -> canal -> receptor". Vai muito além, pois são os gestos, as expressões, os murmúrios... Até a falta dela é a própria.
Quando Lavoisier deixou-nos a lei "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", não pensou no que pudéssemos fazer: estamos nos perdendo, nos destruindo... Espero que ao fim, nos reste algo de bom...
Costumo dizer que no fim, viraremos adubo e, pelo menos, serviremos de alimento à terra que só soubemos maltratar...

Adorei o texto, o blog...

;*

http://ttimeoutt.blogspot.com

Flá Romani... disse...

Oieeeeee, tenha um ótimo dia.

Adorei o seu post :)

bj

Gisele disse...

Que blog bonito!

*nós humanos somos coplexos demais* heheheeee

adorei o post!
tenha um bom dia!
Bjs!!!

Marcelo disse...

pessoas morrem td dia e ninguem faz nada, mas quando morrem brancos de poder aquisitivo td mundo chora. o pretinho da favela ninguem chora ou se interessa
e morrer eh uma consequencia da vida

Juliana Farias disse...

peloamordedeus...

o marcelo anda passando por probemas que so um analist .. qr dizer... psiquistr pode resolver

marcelooowwww
rsrsrsr

10:30, cacete!

Meu Blog Chegou disse...

Mesmo talvez o Marcelo tendo pegado pesado, é mais ou menos por aí mesmo. Tem gente morrendo o tempo todo, e a quantidade de mortos no acidente da TAM não difere muito de quando acontece uma guerra na favela... Mas é favela, né? Pelo avião a gente paga caro, pelo barraco, não.

By the way, Clara, mudou meu conceito sobre o blog. Ou sobre os posts, enfim. Parabéns. :)