sábado, 26 de janeiro de 2008

Altivez de pobre dura pouco

Não entendo essas pessoas que tem orgulho de alguma coisa decidida no nascimento. Tipo, orgulho de ser brasileiro. Os motivos contados para tal ufanismo são vários, e posso destruí-los um a um. Como brasileiro ter jogo de cintura. Quer dizer que o cara mora no morro, não tem o que comer, não estudou, ganha mal, e é criativo pelo fato de fazer uma fantasia de jornal com anel de latinha de refrigerante? Aí vem o gringo e diz “Oh, my God, it’s so beautiful”, come meia dúzia de menores, e vai embora, e continua em seu país ganhando uma baba. Mas o malandro é o cara que cobra cinco reais na latinha quando ela custa dois. Porra, pro cara nem vai diferença se fosse dez. Jogo de cintura tem os japoneses, que levaram duas bombas atômicas na cara, e hoje é uma das maiores economias do mundo.

As belezas naturais são outra coisa que enchem o peito do cidadão de nossa Pátria. Sério, se algum ET chegasse aqui, acharia que o resto do Planeta é tão árido quanto à superfície da Lua. Caribe, Austrália, África, é tudo pouca coisa perto de nossas praias cheias de coliformes fecais. Mas é o país mais lindo do mundo, apesar de todo mundo jogar papel no chão e ter ligação clandestina de esgoto. Até concordo que aqui é muito bonito, não sou (tão) idiota assim. Mas é belo apesar da maioria da população.

Outra coisa que não entendo é a soberba pela cor de pele. Não importa se você é negro, branco ou papel crepom. Cara, que coisa imbecil. Você ter orgulho da sua cor é como se tivesse de ser vesgo, sem mão, ou narigudo. Ou alguém já viu alguma camisa escrita “100% orelha de abano?” Não dá né?

As pessoas deviam bater no peito e dizer que têm caráter, não que seu tatatatatatatatatataravô foi um escravo, e por isso merecem cotas em faculdades, ou um general importante, e por isso elas são importantes. Não são. É o famoso “gozar com o pau dos outros”. Negros foram escravos? Judeus também, índios também, e ainda quero ver uma camisa “100% xavante”. Brancos inventaram coisas? Japoneses também.

Então, vamos parar de nos acharmos melhores que outros povos, pessoas, países, porque simplesmente NÃO SOMOS. Da mesma forma, eles não são superiores a nós, pois países que fabricam presidentes como Bush e guerras civis como as da África, não são essas coisas. No final das contas, somos todos seres humanos, é sempre um monte de merda na mesma privada.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sonhos

Dorme neném
Que a sede não vem
A sede de crescer
E dessa vida sobreviver
Dorme
Enquanto tua mãe trabalha
E te deixa queimar
Enquanto o fogo se espalha
Dorme para não perceber
Que o teu maior erro, foi nascer
Dorme criança
Pois que no teu sono
Da fome não se tem lembrança
Dorme
Para que possa sonhar
E a esta vida
Um sentido dar
E uma mensagem levar
Criança, esperança!
Espere que um dia poderás ser criança
Dorme para descansar
Depois que teve que mendigar
E talvez,
A Cinderela venha te visitar
Dorme cara
Porque tu não sabes ler
Porque saiu da escola
Sem ao menos seu nome escrever
Dorme irmão
Que amanhã é dia de vender para poder lucrar
E fazer viajar
Uma realidade que faz desesperar
Dorme piranha
Que a noite é uma criança
Que você nunca vai ser
Dorme que você não vê
O seu corpo você vender
Dorme que o sono cura
Aquela maldita dor que dura
Dorme, mas não dorme muito não
Porque você vai ter que levantar desse chão
Chão frio que é dividido
Por muitos animais perdidos
E levanta para a realidade
Porque tu, grande
Vai ter que viver na maldade
E soca o teu desconhecido
Porque ele não conhece seu perigo
Dorme nessa escuridão
Dorme como cadáver no chão
Dorme nesta selva
Onde os bichos caçam a noite
Dorme para não caçar
Dorme para não ser caçado
Dorme para nunca mais acordar

Sei que a poesia é grande, mas precisava falar... Isso resume tudo o que nós somos obrigados a ver e conviver (e alguns até viver) durante nossa existência.
** Por Nathália Marsal

Jesus!

Eu estava em casa, completando meu ritual de recarga estomacal noturna, já devidamente encapado com meu pijama do Cebolinha e minhas Havaianas arrebentadas, quando ligo a TV e dou de cara com isto:


Imagem captada por um cinegrafista bem amador. Mas muuuuito amador mesmo...

Obviamente, pensei tratar-se do Grande Dia, uma vez que o Poderoso Zero Um estava dando uma entrevista, ao vivo e em alta definição. Mas, com tanto lugar bom pra uma Season Premiere, o Cara me vai na Luciana Gimenez? E ainda bate boca com o Agnaldo Timóteo?? Alguma coisa estava errada. Nem um samba-enredo poderia ser tão non-sense.

E estava. O elemento da foto não passa de um genérico (de farinha) do Poderoso. De óculos, bota e cordãozão estilo Rapper. Liguei rapidamente para Veronica Mars Ângela Detetive e ela me passou o seguinte:

O vereador Cláudio Roberto Insaurriaga (PV), o Cururu, fez na manhã desta terça-feira (22) um ritual de "exorcismo" na Câmara de Vereadores de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, para neutralizar o "vodu" encontrado na Casa na semana passada. Para ler a ficha completa, iá há há, mizifi bem aqui.

Hein?! Tipo... exorcismo??? Cururu??? DEN-TRO da Câmara de Vereadores? Só faltou ele sair pedalando um monociclo e fazendo malabarismo, né?

Se fosse na Quarta, ainda tomava uma agulhada do Ronaldo Ésper pela bota na-da-a-ver!

A minha pergunta é a seguinte: será que vai haver alguma punição? O cara vai continuar lá, normalmente, como se nada tivesse acontecido? Por que, se deixar, qualquer dia, ele aparece na sessão vestido de Yasser Arafat e cantando Sandra Rosa Madalena, ou fazendo a dança do Créu, pra despachar. Mais fácil jogar uma lona colorida por cima e começar a cobrar a entrada.

Agora, palhaço mesmo, é quem paga o salário dele...

Phernando Faglianostra escreve às quintas, enquanto ninguém coloca seu nome da boca do sapo. Entre em seu blog e descubra como trazer a pessoa armada em três dias. Satisfação garantida ou seu comentário de volta.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Escola da Ponte

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, localizada em Vila das Aves, Portugal.

É a escola dos sonhos, onde democracia e ensino caminham juntos.

Não há competição, todos se ajudam. São as crianças que estabelecem as regras de convivência: a necessidade do silêncio, do trabalho não perturbado, de se ouvir música enquanto trabalham.
São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Assim elas vão aprendendo que a vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva.
E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que estas constem de um programa.

Nessa escola, o professor não é visto como o ser absoluto que irá transmitir conhecimento aos alunos. Ele estimula os alunos a desenvolverem seu senso de auto-avaliação, a se virarem sozinhos antes de pedirem ajuda; tudo isso assistindo-os bem de perto.

Pelo que vocês puderam observar, qual a opinião de vocês sobre o sistema pedagógico dessa escola?

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Tem certas coisas...

Meus dias de postagens hoje viraram reféns do Paredão do BBB!!! Eu de olho lá e postando aqui! [hehehe]

Hoje o paredão é com o tarado do Rafinha e com o médico Rafael. Tipo, eu torço para Rafinha sair! Eu não suporto vê-lo todos os dias correndo pro banheiro toda vez que ele vê uma das meninas de biquíni ou dançando mais sensual. Além disso, quem viu a entrevista dele, sabe que ele ta aí porque ele não agüenta mais acordar às 6 da manhã... francamente! Minha mãe acorda há 17 anos às 4h30 da manhã!

Hoje venho aqui contar um pouco de várias coisas. Eu me cansei [por enquanto] de reclamar.

Hoje me peguei tendo atitudes ecologicamente corretas, tais como: comprei folhas de papel e olhei se eram de arvores reflorestadas; passeei na rua e não joguei o papel que tava na minha mão no chão e tomei banho rápido! Fiquei tão feliz comigo mesma! Eu acredito muito que uma pessoa faz a diferença no mundo, sabe? Por isso a minha felicidade. Tem gente que não acredita, mas que se danem. Um dia elas verão que fazem parte do mundo também.

Chega por hoje porque eu tenho que clicar pro tarado sair!

Inté o próximo pared... ops.. terça-feira!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Auto-estima

avatar

Hoje eu sentei até empolgada para escrever alguma coisa, mas fui buscar um antigo post do meu blog para uma amiga e esbarrei em passagens interessantes.

Uma exemplo de como tudo depende da perspectiva:
"O cão olha para seus donos e pensa: eles me dão casa, comida, carinho... eles são deuses para mim!
O gato olha para seus donos e pensa: eles me dão casa, comida, carinho... eles pensam que sou um deus!"

Independente da realidade animal... levando em consideração apenas o trecho acima...
Eu confesso que prefiro olhar o mundo como o gato: ao invés da idolatria canina, o senso de gratidão felino (com uma bela dose de auto-estima) parece-me mais saudável. ^^

Outro objeto de reflexão:
"A inveja nada mais é do que a admiração pelo outro aliada a decepção com nós mesmos."

De fato, quando uma pessoa está feliz em ser quem ela é, se orgulha de si mesma, inclusive de suas fraquezas, e não vive se comparando aos outros - isto é, não está decepcionada consigo - ela dificilmente sentirá inveja de alguém.

Achei essa frase interessante pois, a partir dela, todas as vezes que senti uma pontada de inveja, pensei comigo mesma: "Lá vou eu de novo! Não há nada de errado comigo e se houver, pare com isso e melhore. Faça alguma coisa!"
- O difícil é percebermos essa pontada de inveja sem camuflar o sentimento em outra coisa qualquer como raiva ou indignação. =/

:: por Cris Bispo ^^