quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Protestos populares

Em busca de inspiração para escrever o texto de hoje, li outros, em vários blogs, e percebi que muitas pessoas utilizam letras de música e/ou poesias, que traduzem integralmente os sentimentos que os blogueiros querem expressar. O problema é que percebi uma coisa muito elitizada. Coisas como Legião Urbana, Toquinho, Ary Barroso, Cartola, Tom (o compositor, não o gato), Fernando Pessoa, Chico Buarque e etcétera. Senti falta de um apelo mais popular. Algo que a grande massa pudesse compreender melhor. Então, resolvi postar a letra de um grande sucesso de nosso tempo: Libera o Tonho.

Quando analisamos friamente a letra, percebemos que, diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um forró-trocadilho com conotações sexuais, e sim de um autêntico desabafo de um popular, relatando uma situação com a qual já estamos bastante acostumados. Com o intuito de nos sensibilizar, ele compôs esta poesia pop com letras e rimas pobres, a fim de provocar uma maior penetração (sem trocadilhos, já falei) na grande população. Vamos à letra:

Sequestraram o Tonho, sequestraram o Tonho, o Tonho é meu amigo,

É um absurdo! Esta é a triste situação pela qual passam os milhões de cidadãos das cidades grandes no Brasil. Nós, nossos amigos e parentes saímos para trabalhar ou nos divertir e não sabemos se voltamos pra casa ou não. Lastimável. Cadê as otoridade?! Cadê o Steven Seagal quando a gente precisa dele?!

Eu vou pagar resgate, eu vou pagar resgate do meu Tonho querido,

Veja bem: para poder libertar o seu tão querido amigo, o pobre diabo, que deve ter, no máximo, 6 pares de dentes na boca e assistir João Inácio Show, se propõe a pagar o resgate aos maléficos sequestradores. Demonstrando total desprendimento aos seus pertences, ele se habilita a vender seu Pager Motorola novinho, seu chapéu de palha e o Pão de Açúcar. Este último, comprado na Rodoviária, assim que chegou ao Rio de Janeiro, de um gentil rapaz chamado Jackson Michael.

Eu não quero polícia pelo meio, que os homem é pirigoso

É fato inegável que a polícia nunca esteve tão desacreditada quanto hoje. A população prefere fazer justiça com as próprias mãos a chamá-la. Também pudera: todos os dias, há uma avalanche de notícias sobre policiais corruptos, soldados do exército desertores e políticos ladrões. Até o Jack Bauer foi preso porque estava dirigindo bêbado. Vai que o pobre retirante chama a polícia e os mesmos estão envolvidos? Quem garante?

E se matar o Tonho e se matar o toim não vou comer gostoso

Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, fez greve de fome. Eis que nosso herói resolve seguir os passos de nosso ex-govenante, atual pastor, para protestar contra o possível fim prematuro da vida de seu amigo querido por parte dos marginais. Sim, meus queridos... Nesse momento, o cantor desta melodia demonstra a fraqueza, que já toma conta de sua alma, ante sua impotência em lidar com um assunto, o qual, nem mesmo nossas autoridades são capazes de resolver. Afinal, nosso amigo aí não apresenta nenhum programa famoso de TV e nem usa relógios caros...

Refrão (repetido 4 vezes)
Libera o Tonho que eu te dou dez conto

Como último recurso, o triste rapaz tenta, desesperadamente, oferecer tudo o que tem: dez conto (moeda corrente na época do Império, pra você ver como ele estava desatualizado...) e este solene poema, devidamente musicalizado e compartilhado com vocês, para que possamos ter, imortalizadas em nossas mentes e nas de nossos descendentes, todo o sofrimento pelo qual nosso aprendiz de Genival Lacerda passou durante o sequestro de seu companheiro.

Não tenho pudor nenhum em admitir que me derramo em lágrimas toda vez que meus vizinhos põe esta canção para tocar. Agora, não ouço mais pop-rock e nem MPB, apenas forró. Infelizmente, não tenho como dizer a vocês se o sequestro acabou bem ou mal. Só tenho como dizer uma coisa: minha vida nunca mais será a mesma. Viva o Arribasaia!

Phernando Faglianostra é blogueiro e jura tua mãe mor-ti-nha que, se pudesse, escreveria este lixo na Folha de São Paulo. Como não é famoso, ele se contenta com um blog. Visite, ria, chore e voe...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Observação

Caros leitores, como ainda faltam 16 minutos para o témino desta quarta-feira, peço licença para postar um comentário sobre um equívoco ocorrido na leitura de uma vizinha de blog, a Juliana (ou Dona Ju, se preferir), e evitar que aconteça novamente com algum outro leitor.

Quando me referi a um político, achei que estivesse claro que o artigo usado se refere a qualquer um, já que é classificado pela Gramática Tradicional como artigo indefinido (segundo a de Ulisses Infante: "indica seres quaisquer dentro de uma mesma espécie; seu sentido é genérico"), ou seja, não me referi a algum político específico, sim aos que praticam este ato. E cá entre nós, sabemos que não são poucos.

Bom, faltam 3 minutos e não vou responder aos comentários aqui. Só vim desfazer o erro que a minha escrita ocasionou.

Até semana que vem!

Quantos brasis tem o Brasil?

Já parou para imaginar a quantidade de gente que vive nesse país? Com isso, a quantidade de amores, crianças, costumes, histórias, maneiras de se falar, comidas, desigualdades, olhares, gestos e gostos, dentre milhões de outras coisas...

Há quem diga que quer conhecer o mundo, que isso aqui é muito pequeno pra si.
Conhecer o mundo eu também quero. E se é pra ser assim, por que não começar pela minha terrinha? Essa terra tão peculiar, de costumes e crenças tão diversificados, de um povo que vota em um cara que foi lá no seu pequeno município, pareceu muito simpático com mil e uma promessas que não passaram de meras promessas... esse povo que segue a imagem de uma santa por quilometros, debaixo de um sol de rachar, com fome, com sede... esse povo que faz filhos e filhos, que fica na beira da estrada com suas famílias esperando alguém jogar um saco de alimento... que dança e requebra com roupas coloridas, exuberantes... esse povo que tem uma Rocinha no meio de um bairro chique da Zona Sul do RJ e que tem os ricos com muito e os pobres com pouco...

Como não querer conhecer esse mundo que é o Brasil? Como poderia querer tapar os olhos ou virar a cara para esse povo que mesmo sem motivo aparente (pois se olharmos do "alto" para "baixo", achamos que não conseguiríamos sobreviver ao que muitos brasileiros passam) acorda, levanta, e segue em frente? Não. Eu não só quero conhecer, eu quero fazer. Não dizem por aí que querer é poder?

Se é pra ser um ideal utópico, que assim seja. Prefiro morrer sonhando a viver morta, sem sonhos, sem fazer, sem ao menos tentar.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Diversos

E cá estou, após um feriado fétido no qual passou o "dia das crionça" e eu não vi uma "crionça" neste dia. A não ser eu mesma, né? [rsrsrs]

Gostaria de comentar coisas de muita importância que o povo brasileiro não pode esquecer:

O governo deixou a votação do projeto de Segurança Cidadã para votar a CPMF. Eu fui a uma palestra sobre estes programas de segurança cidadã e o que eu mais gostei foi o Senasi. Espero que fique este. Renan Calheiros se afastou do cargo [desgrudou a bunda daquela maldita cadeira!]. MÔÔÔÔniquete lançou sua revista de "nú artístico"... sei. Parlamentares compraram a rodo! MÔÔÔniquete deu entrevista para Vesgo e Sílvio. Ela não sabe o que é CPMF [isso aí! Envergonhe ainda mais a classe, vaca!]. Nem ela, nem a irmã dela... afff!


Após isso, gostaria de dizer que, vasculhando os emails do passado [noooossa... do ano passadfo e retrasado], lembrei de cada coisa! Nem te conto... mas uma das coisas mais legais que eu revi aqui foi um email de um amigo que [fdp!] dizia que eu estava ficando véia... vê se pode?? No auge dos meus vinte e poucos anos... fala sério!!! Velho é ele! [rsrsrsrs]

Lá vai partes das perguntas da mensagem que ele me mandou:
1- Fez curso de datilografia?

2- Odiava ou adorava as provas com cheiro de álcool, recém copiadas no mimeógrafo (usando papel extencil)?

3- Não ia para a escola no dia do seu aniversário com medo de levar um ovo ou vários na cabeça?

4- Aumentava o rádio quando tocava Barão Vermelho, Engenheiros do Hawai, Paralamas e RPM ?

5- Usava caneta de 10 cores com cheiro?

6- Viu a Gretchen cantar Conga La Conga, o Ritchie cantar Menina Veneno.

7- Jogava Enduro e River Raid no Atari? E Master System?

8- Tentou fazer o break do Michael Jackson?

9- Brincava de "Estátua", "Batata-quente", "Queimada", "Pega-pega", "Pique-esconde", "Estrela Nova Cela", "Forca", "Cabra-cega", "Passa Anel", "Boca de Forno", "Amarelinha", "Casamento Atrás da Porta" e "STOP"...

10- Tinha Melissinha, botas sete léguas, catina, conga , kichute??? E sabia que o Tênis Montreal era o único anti-micróbio?

11- Comia "Lollo", antes de se chamar "Milkbar"?

12- Colecionava papel de carta?

13- Usou aquelas pulseirinhas de linha ou lã?

14 -E pulava elástico?

15- Usava aquelas chuquinhas de pano da Pakalolo?

16- Dançava lambada do Sidney Magal ou do Beto Barbosa? Ou corria pra dançar quando escutava a música "Chorando se foi, quem um dia só me fez choraaaar..."?

17- Usou aqueles brilhos labiais que o pote tinha forma de morango? Aqueles brilhos tipo da Moranguinho?

18- Ploc Gigante? Chupava bala Soft? Bebia Crush? Comia bala Xaxá?

19 - Comprava Dip Lik, Mini-Chiclets e o pirulito que vinha com hélice, pra girar e voar?

20- Teve o Pequeno Pônei, as Chuquinhas, Ursinhos Carinhosos, Peposo ou a Peposa ou então Lango-Lango?

21- Tinha os estojos com vários botões, com cola, durex, apontador... paraguaio).

22- Tinha aqueles relógios que vinham com várias pulseiras de cores diferentes para trocar?

23- Leu a Série Vaga Lume?

24- Tinha aquela régua que ao bater no braço se enroscava como uma pulseira, a Bate-Enrola?

25- Usava aqueles brincos que vinham na cartela e se colava na orelha?

26- Tinha a mania de dançar Jazz, igual a mulher do Flashdance?

27- Usou polainas e tinha patins de prender nos tênis?

28- Colecionava as mini garrafas de refrigerantes??? E a mãe dizia que tinha veneno dentro para que a gente não bebesse... E os ioios da Coca-Cola?

29- Respondia aos Questionários das colegas??? Normalmente, em um caderno, e a última pergunta era... De quem vc gosta? Ou...Deixa uma mensagem para a dona do caderno...

30- Teve walkman AM/FM amarelo à prova d\'água?

31- Tem algum CD do Biafra (Essa aí é dose)

32- Usava biquinis "asa delta".

33- Colecionava os mini dinheiros que vinham dentro do saco de Skiny?

34- Brincava de Mês ou de Salada mista e pedia um amigo para ver entre os dedos dele, para vc beijar quem vc queria?

35- Morria de medo de ter um Fofão porque falavam que ele vinha com um
Punhal dentro??? (terrível essa)


[hahahuuhauhahuauha] Não resisti! Coloquei a mensagem inteira! Fala sério... eu?? Velha?? Não me lembro de quase nada disso aí...

*cof cof cof*

Mimeógrafo?? Eu hein??! Coisa antiga!