segunda-feira, 7 de julho de 2008

[*] Liberdade de Expressão???

Um russo que descreveu a polícia de sua cidade como "corja" em um post publicado na Internet recebeu uma sentença de prisão por extremismo, levando os blogs russos a protestar contra o cerceamento à liberdade de expressão.

Savva Terentiev, 28, um músico da cidade de Syktyvkar, escreveu em seu blog no ano passado que a força policial local precisava ser depurada por meio da queima de policiais na praça da cidade duas vezes ao dia.

Condenado por acusações de "incitação ao ódio ou à hostilidade", Terentiev recebeu sentença de um ano de prisão nesta segunda-feira (7), de acordo com agências de notícias russas.


Alguns ao lerem esta reportagem poderão se revoltar e perguntar: - Cadê a liberdade de expressão?

Na minha opinião a liberdade de expressão acaba quando alguns pontos de vista são levados em consideração. Como por exemplo o fato de você influenciar milhares de pessoas através das palavras.

Algo como a publicidade que faz da pessoa comum um consumidor em potencial ao usar em suas campanhas argumentos para lá de convincentes. No caso do post do nosso amigo russo, o que estaria em evidência seria o chamado marketing social que ele faz chamando os policiais de "corja" e incitando a violência (no caso a morte dos mesmos policiais).

Seria algo como se eu chegasse aqui nesse meu espaço virtual e chamasse os policiais militares aqui do Rio de "vermes" e sugerisse exterminar os piores com requintes de crueldade a lá Elias Maluco.

Temos que ter muito cuidado com o que escrevemos, porque por menos que possa as vezes parecer, estaremos influenciando outras pessoas com nossas idéias.

E entrando um pouco mais nesse assunto, não posso esquecer como um aspirante a jornalista que uma boa reportagem, diferente de um post, depende da imparcialidade de quem a transmite, infelizmente não é o que vemos por ai com jornais demonstrando claramente as suas opiniões, mas isso é assunto para posts futuros.

Bom, é isso!!!

Abraço à todos!!!

fui...