sábado, 23 de fevereiro de 2008

Pediu para sair

Eu não agüento mais piadas com frases de “Tropa de Elite”, mas o que o Fidel fez foi justamente isso. Algumas pessoas ou peixes poderiam seguir a atitude dele, mas ainda querem estragar meu time, enfim. Mas falando sobre Cuba, vejo muitas pessoas criticarem o país que vive na Ditadura, é pobre e blábláblá. Não sei, não moro lá e nunca fui, mas todo mundo dá pitaco sobre uma ilha pequena que é o último refúgio do “socialismo”.

Bom, o que quero dizer é aquela velha história de falar dos outros sem olhar pro próprio rabo. Vivemos num país que não tem saúde (coisa que todo cubano têm), sem educação (lá, crianças ficam o dia inteiro na escola) e só sentimos pena dos hermanos. Dizem que lá o povo não tem dinheiro pra comer. Como se nós tivéssemos. Eu moro no Rio, e é só você andar pelas ruas pra ver mendigos e crianças de rua o tempo todo. Mas aqui temos liberdade de expressão. Grande merda, já que é usada apenas para o povo falar besteira. Poder aquisitivo apenas para comprar um celular mais caro que o do colega? Liberdade de expressão para ver BBB? Democracia para eleger Maluf, Collor (de novo?) e Barbalhos da vida?

Eu lembro de uma entrevista que o Fidel deu dizendo que eleições não são para debater idéias, como deveria ser, e sim concurso de popularidade. Ele estava certo. Só olhar qualquer presidente eleito depois Até mesmo Lula só venceu depois que passou por uma repaginação promovida por publicitários.

Mas, Marcelo, e o povo todo que foge da ilha, será que lá é tão bom assim? Ele fogem da mesma forma que um monte de brasileiro atravessa o deserto pra chegar nos States, mas, ah, o Brasil é maravilhoso, temos democracia e eleições diretas. Acho que pra criticar até a Bolívia o Brasil precisa melhorar muito.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Plano B

Antes de mais nada, leiam o post da Ju, logo abaixo deste.

Opa, já leu? Podemos começar então? Ok...

Se você tiver a sorte de estudar do maternal ao Ensino Médio, em colégio particular, e não repetir nenhuma série, você estudará 13 anos no total. Se não tiver tanta sorte, poderá estudar em colégio público, onde o ano letivo tem 15 meses, porém, depois de descontarmos as greves, faltas dos professores, crises e outras coisas, restam uns 5 meses de saldo líquido. Nesse caso, aqueles 13 anos viram uns vinte e o camarada vai vender bala no ônibus, Sundown na praia, picolé no trem, DVD pirata etc, o que é muito mais vantagem.

Beleza. Se você for bem-aventurado, fará uma faculdade, onde passará, no mínimo, 4 anos (não se preocupe, você envelhecerá uns 8 nesse tempo) tendo aula no estacionamento ou trocando experiência de vida com a moça da lojinha de souvernirs. Aprenderá, também, teorias que, mais tarde, descobrirá que estão totalmente ultrapassadas e só servem para ser discutidas em bares e churrascarias . Obrigatoriamente, você terá que arrumar um estágio. Após passar tempo suficiente, nos CIEEs da vida, para conhecer toda a família de todos os funcionários de lá, alguma alma caridosa te fará o favor de arrumar um estágio com direito a auxílio de uns R$ 250,00 (isso se você realmente tiver nascido virado pra lua). Se você chegou até aqui, terá que ficar o dia todo na rua, trabalhando e estudando. Lembra daqueles 13 anos? Agora já são 17... isso considerando que, quando Deus te desenhou, Ele tava namorando e você não repetiu um periodozinho sequer. Não desanime, afinal, a sabedoria popular diz que o trabalho enobrece, Deus ajuda quem cedo madruga, pouco com Deus é muito e outras idiotices que só a sabedoria popular (aquela mesma que diz que é vantagem ter 10 filhos pra poder ganhar bolsa-esmola) é capaz de produzir.

OK. Você se formou. Muita emoção, satisfação e alegria na sua formatura, igual eles fazem nos comerciais do HSBC. Finalmente você terminou aquele maldito Projeto Final/Monografia/Tese e pode dizer que venceu na vida. Bora cadastrar o currículo no Catho Online e esperar alguma oportunidade para ganhar inacreditáveis R$ 1.200,00.............................. Oi?!?! Como assim só isso?!?! Esqueceu que você não tem experiência suficiente? Esqueceu que você é novo demais pra assumir um cargo de responsabilidade? Agradeça aos Céus porque você faz parte da meia dúzia de três ou quatro que tem nível superior completo. Você já tem direito a pagar meia entrada no cinema e a ficar em cela especial, caso seja pego furtando comida no Carrefour. Quer mais o quê, malandrão? Tá pensando que todo mundo tem a tua vida?

Eis que você entrará no financiamento da casa própria da Caixa e poderá realizar o sonho da cabeça-de-porco própria em uns 15 ou 20 anos. Mas a prestação é baratinha! Sobra um troco pra você comprar, em 60 meses, um sensacional Uno Mille 96, básico, direção duráulica, ar quente no verão, ar frio no inverno e ainda com 2 (DOIS) retrovisores. Dá pra levar a família pra ir passear no camelódromo e jantar na barraquinha de cachorro quente todo fim de semana. Chegou até aqui? Vamos somar: 13 + 4 + 15 + 5 = 37. Uau! Todo isso em 37 anos! Não se esqueça do PIS/PASEP a que você tem direito no meio do ano. Agora, declare o seu IR direitinho, caso contrário, esse sonho de vida poderá ser destruído.

Hein?!?! Triste?!?! Mas tem o plano B. Sempre tem o plano B!

Invente alguma música imbecil, com alguma coreografia altamente erótica, arrume umas duas tchutchas para dançar com você e espere. Se for na época do carnaval, melhor ainda. Em, no máximo, seis meses, você comprará sua casa de dois andares, carro zero, casa de veraneio, conhecerá todo o país e algumas cidades no exterior, ficará famoso, aparecerá em programas de TV e outras coisas que eu DUVIDO que você irá conseguir se fizer pelos métodos tradicionais descritos nos parágrafos acima.

Qual alternativa é melhor? Faça sua escolha! Valendoooo...

Phernando Fagianostra escreve nos dias que dá em que é possível respirar e já está escrevendo o seu próxima sucesso, que se chamará A Dança da Celulite. Entre em seu blog e aprenda a coreografia antes de todo mundo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pra quê?

O mercado de trabalho é realmente muito injusto. A gente se mata de estudar e trabalhar, pra depois de vinte anos de fidelidade à mesma empresa, ser demitido e ficar na pior.

Esse quadro vem se repetindo com bastante freqüência, e as maiores vítimas são os profissionais mais qualificados. Isso mesmo. Quanto mais qualificação você tem, mais caro você é e, conseqüentemente, menos interessante para a empresa privada.

Aí você se pergunta: pra que serviram então todos os anos de dedicação? Pra um empregado com a metade da minha idade e da experiência no ramo ocupar o meu cargo?

Uma solução que vejo para essa situação são os concursos públicos: as instituições do governo apresentam-se como umas das poucas que ainda podem nos oferecer estabilidade profissional.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Início do ano letivo é sempre igual

Além das filas quilométricas e do tumulto na Praça XV por causa do Rio Card e o fim do horário de verão, um dos destaques nos telejornais fluminenses neste começo de semana foram as pautas relacionadas à educação. Então, vamos falar um pouquinho do que já foi tratado.

Algumas escolas estaduais tiveram o início das aulas ontem que foi marcado pela falta de professores pois não fizeram as convocações para o ano letivo, ou seja, desde o final do ano passado até sexta-feira passada o Estado não teve tempo de fazer as convocações dos professores? Como assim?

Aí no RJTV foi mostrado um CIEP em Belford Roxo completamente abandonado. O esgoto à céu aberto na porta do colégio fazendo os alunos terem que andar com muito cuidado para não pisar na lama, vacas pastando no gramado do colégio do lado de fora, além da falta de professores em diversas matérias.

Outros colégios estaduais também sofreram com o descaso como alguns de Niterói que os alunos tiveram que voltar para casa pelo mesmo motivo.

Enfim, se não são os pais que ficam dias nas filas para garantir a rematrícula dos seus filhos, o problema é a falta de professores! Esse ano se superaram! Até vaca pastando tinha!

Todo o início de ano é assim, ninguém merece... quando eu vejo me parece até notícia velha!

Aí hoje tivemos a nomeação de uma nova secretária que, devido ao escandalo, foi chamada para solucionar um déficit de 26 mil professores!

Vamos ver se as coisas melhoram!!!