sábado, 23 de fevereiro de 2008

Pediu para sair

Eu não agüento mais piadas com frases de “Tropa de Elite”, mas o que o Fidel fez foi justamente isso. Algumas pessoas ou peixes poderiam seguir a atitude dele, mas ainda querem estragar meu time, enfim. Mas falando sobre Cuba, vejo muitas pessoas criticarem o país que vive na Ditadura, é pobre e blábláblá. Não sei, não moro lá e nunca fui, mas todo mundo dá pitaco sobre uma ilha pequena que é o último refúgio do “socialismo”.

Bom, o que quero dizer é aquela velha história de falar dos outros sem olhar pro próprio rabo. Vivemos num país que não tem saúde (coisa que todo cubano têm), sem educação (lá, crianças ficam o dia inteiro na escola) e só sentimos pena dos hermanos. Dizem que lá o povo não tem dinheiro pra comer. Como se nós tivéssemos. Eu moro no Rio, e é só você andar pelas ruas pra ver mendigos e crianças de rua o tempo todo. Mas aqui temos liberdade de expressão. Grande merda, já que é usada apenas para o povo falar besteira. Poder aquisitivo apenas para comprar um celular mais caro que o do colega? Liberdade de expressão para ver BBB? Democracia para eleger Maluf, Collor (de novo?) e Barbalhos da vida?

Eu lembro de uma entrevista que o Fidel deu dizendo que eleições não são para debater idéias, como deveria ser, e sim concurso de popularidade. Ele estava certo. Só olhar qualquer presidente eleito depois Até mesmo Lula só venceu depois que passou por uma repaginação promovida por publicitários.

Mas, Marcelo, e o povo todo que foge da ilha, será que lá é tão bom assim? Ele fogem da mesma forma que um monte de brasileiro atravessa o deserto pra chegar nos States, mas, ah, o Brasil é maravilhoso, temos democracia e eleições diretas. Acho que pra criticar até a Bolívia o Brasil precisa melhorar muito.

8 comentários:

Blogueiros S.A. disse...

Concordo
[e olha que sou eu que tô falando]

Eu fiquei meio assim: tá ele já não governava mesmo... mas acho que agora vai virar de vez o samba do criolo doido lá... rss. Não será mais o refúgio do socialismo. A figura, o mito, saiu!

Não acho que as pessoas lá tenham vontade de continuar num regime socialista. Sempre acreditei num "mix" entre o social e o capital como o ideal para o mundo: a educação, a maneira do povo agir, os estimulos ao esporte.. enfim. De repente eles nos mostram isso, né?

Anônimo disse...

Eu sou a Juliana... hahaha tô no login do Blog... hahahahah

Unknown disse...

hum, poxa, vamos ocupar nosso tempo criticando quem então? nhá...

Ulisses disse...

Os itens básicos eles tem como saúde e educação. Ditadura é ruim, mas não há outra opção tão boa pra ser adaptada... estamos numa escassez de idéias. Pelo menos na epoca deles havia a ideologia de um sistema melhor. Hoje não temos mais esperanças.

Ju Cunha disse...

Para o Brasil criticar os outros ele tem q melhorar mto, com certeza!
Bjos!

Amigao disse...

O cara saiu mas disse:Meu irmão é o novo presidente.E assim foi.Se não é monarquia então é ditadura mesmo.Já foi tarde.
O Brasil tem que melhorar muito.Mas o sol da liberdade ainda brilha nestes cantos de cá.
Abração do amigão.

¿Controversy! disse...

Infelizmente as pessoas estão se voltando para o superficial e não para o essencial. Enquanto vivermos de forma medíocre e individualista, jamais passaremos disso.
¿Abraços!

Anderson Marin Lima disse...

Fidel, mesmo governando uma pequena ilha, foi responsável direto por uma das poucas nações que não sucumbiu ao poderio dominador dos Estados Unidos. E, lá em Cuba, de acordo com meus colegas e noticias que leio diariamente, o indice de analfabetismo é "ridiculamente" pequeno, todas as ciranças praticam esportes e a saúde lá é prioridade. Considerando-se todos os boicotes e obstáculos impostos pelos capitalistas comparsas dos EUA, não vejo Fidel como um exemplo de mau-governante. Como todos, há defeitos (e muitos). Mas vejo mais qualidades do que defeitos, pelo que conheço, do governo dele.