quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mudanças

Alguns acreditam que a dificuldade a qual encontramos quando tentamos nos adaptar a mudanças em nossas vidas pode ser explicada pela Psicanálise, através do conceito de inconsciente. Por isso, muitas vezes, demoramos a aceitar um novo hábito devido aos “ antigos conceitos” impressos no nosso inconsciente.

Dificuldades como essa se apresentam em vários aspectos da vida. Um deles, o qual pode ser considerado o mais preocupante, é o problema do aquecimento global. Em seu filme “Uma verdade inconveniente”, Al Gore aborda esse assunto, apontando dados verídicos e chocantes a fim de mobilizar a população mundial. O político diz que temos de tentar mudar nosso comportamento para que possamos salvar as gerações futuras. Simples medidas como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, apagar a luz do cômodo vazio,não lavar a calçada com a mangueira, ajudariam muito para a resolução do problema. Porém, essa mudança de hábito é muito mais difícil do que se pensa.



A manifestação do nosso inconsciente atrapalha a tomada de certas medidas.



Gostaria da opinião de vocês sobre esse assunto. Beijos!

3 comentários:

Anderson Marin Lima disse...

Na verdade, não acho que o incosciente atrapalha nossa tomada de decisões. Nesse caso, pelo menos, não. Pois nosso incosciente com certeza sabe do problema que estamos causando quando jogamos lixo na rua, mas nosso "consciente" não está ne aí. Eu vejo como uma luta constante entre o "certo" e o confortável, o mais fácil, uma luta entre a preguiça e a educação.
Por outro lado, muitas vezes tomamos atitudes (ou não), por um simples "estalo", um "instinto", que na verdade não passa de um aviso do nosso incosciente.

Phernando Faglianostra disse...

Uma luta entre a preguiça, a má vontade e o comodismo contra a educação, o bom senso e o respeito. Resumiu tudo, o jornalista, aí em cima.

bjs

Marcelo disse...

na vida, tudo muda, ate bermuda