sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Punir ou recuperar?

Que uma coisa fique bem clara: considero dois casos totalmente diferentes, o do cara que é preso por furtar arroz do supermercado e o do cara que mata, a sangue frio, uma criança pra levar 50 reais e manter sua fama de mau.

No caso do primeiro, ou ele faz isso ou ele morre. Pura lei da sobrevivência. A raposa não se alimenta da lebre porque ela é má e insensível. É porque, na floresta, até onde eu sei, não existe nenhuma churrascaria a kilo, e mesmo se existisse, não seria permitida a entrada de animais. Portanto, ou ela destroça o adorável bichinho, ou ela e seus filhotes é que padecem de fome.

Agora, quanto ao cara que mata, propositadamente, inocentes pra roubar, é bem diferente. Todos nós somos humanos e temos ambições como melhorar de emprego, de casa, de carro, de roupas, viajar e outras coisas que só podemos fazer com o bendito faz-me-rir. Para realizar essas coisas, alguns se esforçam mais, outros se sacrificam menos, mas todos sabemos que existe um protocolo que diz que jamais devemos prejudicar outras pessoas para chegar lá.

Acontece que certas pessoas acham que a vida não tem regras e querem tudo de maneira rápida, fácil e indolor. Alguns não estudam porque "não têm saco" e vivem colando pra se dar bem. Outros não trabalham porque não querem "se estressar" ou "passar vergonha" pra ganhar mixaria.

Você provavelmente sabe como é a vida de um presidiário, das condições, das revoltas, dos esquemas e tudo mais dentro da prisão, já que tem todo dia em tudo quanto é jornal. Também sabe como é a vida de ex-presidiário, das dificuldades de arrumar trabalho, do tratamento das pessoas etc. Então, se você resolve pegar um trezoitão e passar alguém pra ganhar uma grana, você sabe muito bem que pode ser preso e ter que dividir uma cela, que foi projetada para 15 pessoas, com outros 60 ou 70 camaradas. Você sabe que pode acabar sem cabeça em uma das rebeliões, se não tiver padrinho lá dentro. Sabe que, se for bonitinho, vai virar a noivinha da cela e sabe que se não pagar o arrego dos homi, vai passar necessidade. Se mesmo assim você resolve seguir adiante, acontece o chamado risco calculado. Portanto, nem adianta exigir melhores condições, queimar colchões e se fazer de coitadinho, pois você sabia que era assim. E nem adianta dizer que não teve escolha e que a vida é cruel e blablablá, porque vender bala ou catar latinha/papelão pra vender não denigre a imagem de ninguém, ou denigre?

Dito isso, minha opinião é que:

1) A única e verdadeira sacanagem do sistema carcerário vigente é misturar ladrão de galinha (que nem precisa ser recuperado, basta dar um prato de comida) com sequestrador e traficante (que mata velhinho pra manter a fama de mau). O cara vai preso pra ser punido. Se fosse pra ser reeducado, ele teria que ir pra escola.

2) Concordo que as cadeias estão superlotadas e que as condições são precárias, mas se não fosse tanta gente querendo fazer as coisas do modo mais fácil, se não fosse tanto malandro, não precisariam amontoar 60 pessoas em celas de 10m², já que aquilo lá não é colônia de férias nem SPA.

3) Todos têm direito à recuperação e a uma segunda chance. Todos. Então, respondam: alguém teria coragem de deixar os caras que mataram o João Hélio levar algum filho, sobrinho ou parente, de carro pra escola? Ou teriam coragem de deixar algum estuprador, já com a pena cumprida, tomar conta de alguma filha pequena?

4) Estou falando sobre pessoas das classes A, B, C, X, Y ou Z. Seja PPP que mora na favela e assalta pra poder tirar onda depois ou o playboy que estuda Dieito na PUC, tá a fim de curtir uma aventura e saber como é ser temido. Alías, qualquer dia falo dessa raça. Teve até um post da Ju.

Podem discordar, mas comentários de pessoas que já tiveram uma arma apontada pra sua cabeça terão peso 2, se é que alguém vai comentar...

***************
Só pra ser mais chato e voltar ao assunto da semana passada, você que está lendo este texto e é advogado/jornalista/publicitário/arquiteto/administrador/programador ou outra profissão qualquer que tenha demorado, no mínimo, 4 anos pra aprender, me manda um e-mail quando algum "trabalho" seu tiver destaque em algum site internacional.

Phernando Faglianostra escreve, só às vezes, aqui, mas em compensação, quase nunca, .

11 comentários:

Unknown disse...

Concordo, mas tenho peso 2 pois já tive uma arma na cabeça, na nuca e no ouvido. E por "alguéns" que diziam fazer isso para alimentar a filha. Engraçado que ofereci ajuda mas foi recusado.

Nem todo formado em Direito na PUC é playboy, tá, quase todos, bem, digamos, todos são menos uma pessoa.

E assim que eu tiver alguma coisa minha publicada em qualquer lugar (nem que seja na ata do condomínio) eu prometo lhe mandar por email. Mas se for por time, espero que seu HD esteja melhor, porque meu time é o mais mencionado internacionalmente hehehehhe.

No mais, saudades, mtas...

Dulce Miller disse...

Cara, tô impressionada! Claro, muito bom, porque foi você quem fez, lógico!
Graças a Deus nunca tive uma arma apontada na minha cabeça...aff...
Concordo com tudo o que você escreveu e se pudesse, assinaria embaixo!

Muito bom esse bloguinho, eu não conhecia.
Valeu a dica.
Beijos

Amigao disse...

"Muito bom esse bloguinho" Aceita parceria?

Marcelo disse...

eu ja fui alvo de saraivada de tiros de traficante fazendo materia, e meu peso eh de 85 kilos

Unknown disse...

Resposta do nº3:
Não, não teria coragem. Tenho que ser sincera.
Mas também acho que ele deverião procurar outros empregos.


Bom, não vou pedir parceria, pq já tenho!

Bjs.!

Juliana Farias disse...

Bom, vamos lá...

O que não ficou muito bem explicado é que além de ter essa diferença entre o que rouba uma galinha do que mata ou rouba ou faz os dois para ter a fama de mal é que há uma problemática muito maior chamada INVERSÃO DE VALORES.

E isso eu não digo nem por parte deles [os marginalizados], não. Falo nossa mesma.

Não consigo desvincular a marginalidade que existe hoje, em sua grande parcela, por falta de direcionamento de valores. Muito por culpa de um Estado que não garante os direitos primordiais de qualquer cidadão, mas também pela falta de planejamento familiar por parte de familias mais pobres.

O problema de punir taí: o que adianta, por exemplo, reduzir a maioridade penal se não há garantias de cumprimento de direitos básicos do ser humano?

Enfim, meu pensamento é esse... Eu sei que tem gente que acha que eu fantasio demais, mas é o meu modo de encarar... eu acredito que se as pessoas tivessem seus direitos garantidos cumpridos não teríamos tantas INVERSÕES DE VALORES.

Ulisses disse...

Bandido tem que sofrer mesmo. Se queimarem colchões, dorme no chão. Se a idéia é recuperação, eles não deviam ficar simplesmente parados e sim estudando ou trabalhando, fazendo serviço pra população.

Unknown disse...

"Se a idéia é recuperação, eles não deviam ficar simplesmente parados e sim estudando ou trabalhando, fazendo serviço pra população." Ulisses

O problema é que não depende unica e exclusivamente da boa vontade deles(isso quando há). O Estado tem que oferecer esses programas de reeducação e cumprir com os direitos básicos do ser humano como disse a Juliana acima.
Em contra partida, concordo com o Phernando quando ele diz que se todos sabem como é a vida de um presidiário ou ex, pq correr o risco?

Nando Damázio disse...

Eu nunca tive uma arma propriamente apontada para minha cabeça, mas obviamente já fui assaltado e também já fiquei no meio de uma linha de tiro, o que já não é tão incomum aqui no Rio ..
E esses caras que estão lá com armas nas mãos defendendo seu ponto de venda de "mercadorias" e prontos para confrontarem a polícia, pelos menos alguns deles já passaram pela cadeia, cumpriram sua pena perante a lei e ali estão novamente, mas para cumprirem um pena maior, e uma pena que eles impõem a si próprios: serem eternas vítimas de um sistema desfavorável, injustiçados perante a sociedade, que vêem no crime a única forma de realizarem .. Mas é claro que esta é uma pena opcional, paga quem quer, pois não são todos que nasceram pobres e favelados que decidem que é mais fácil ser "vitima do sistema", pegar uma arma e sair matando gente !!

Concordo com você quando diz que a segunda chance não é válida, pois o mal não acaba com alguns anos de prisão, pelo contrário, o mal já está ali entranhado, tem suas raízes profundas desde a concepção do indivíduo e não é fácil removê-lo, o que deveria ter sido feito ainda cedo, impedindo-o de brotar com aquilo que é fundamental para a base de todo ser-humanos e que chamamos EDUCAÇÃO !!

Preco disse...

Bonito layout... aceita parceria?

[sinto-me mal ao fazer um comentário sem ter lido o texto.. mas estou no trabalho, quando estiver em casa, lerei-o com mais calma]


[]'s

Ju Cunha disse...

Concordo com tudo que você escreveu, excelente post! =D
Bjos!