terça-feira, 4 de março de 2008

Caraca!!! Eu tô aflitíssima!

Quando ouvi Fátima Bernandes falar que haveria possibilidade de uma guerra na América do Sul, eu pensei alto: "Meeeenos, Fatinha... menos..." Mas não!!! O bagulho é sério mesmo!

Para quem não está por dentro do bafafá entre os nossos hermanos, vamos a um resuminho básico:

A crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela começou depois que o Exército colombiano afirmou publicamente que matou o número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o guerrilheiro Raúl Reyes.

Raúl tinha 59 anos e foi mortou durante uma operação na fronteira do Equador com mais 10 guerrilheiros.

Após o anúncio, Hugo Chaves - presidente da Venezuela - pediu para que todos da embaixada em Bogotá voltassem para Venezuela e ainda colocou em prontidão o exército na fronteira com a Colômbia.

A partir daí, muitas provocações, alertas nos países sulamericanos, reuniões e telefonemas.

Rafael Corrêa - presidente do Equador - tira o seu embaixador de Bogotá, após o mesmo ter dado sua opinião sobre o ataque, o qual classifico como "ato de guerra". Correa fez um pedido de reunião entre o CAN - Comunidade Andina das Nações - e da OEA - Organizações dos Estados Amercanos - em caráter de urgência para que uma guerra não se instalasse no continente.

As medidas do governo colombiano se resumiram em um pedido de desculpas diplomático e cordial, entretenato não é isso que os governos equatoriano e venezuelano esperam. Houve uma invasão de território que resultou na morte de um dos líderes do "sub-governo" que tem como maior característica o uso do terrorismo como arma principal. Corrêa quer não só desculpas mas medidas mais firmes de Álvaro Uribe - presidente da Colômbia - e mais respeito ao seu país.

Além da crise, durante esta operação que gerou o conlito diploático, encontrou-se documentos que comprovam acordos entre as Farc e o governo do Equador. Essas acusações foram feitas pelo governo da Colômbia em conversa com lideranças da ONU - Organizações das Nações Unidas.

Enfim, pessoas... é muita lama nesse chiqueiro de porcos grandes!!

Eu sinceramente me sinto aflita quanto à essa possibilidade. Nós estamos muito próximos do ponto fatal... Eu tenho primos em Manaus!!!! Fronteira!!!

---

Ninguém merece a franjinha da Carla Vilhena! Eu não consigo ver Jornal com ela apresentando porque ou eu vejo o cabelo dela ou escuto ela falando... as duas coisas eu não consEgo!

---

O meu blog tá meio abandonado, mas passa lá também!

2 comentários:

Ju Cunha disse...

Interesting post! =)
Ah, vou dar uma passada no seu blog! =P
Bjos!

Unknown disse...

Sabe, é nessas horas que eu gosto do Lula!

Não tenho os dados exatos, mas um tempo atrás foram descobertos aviões colombianos sobrevoando território brasileiro. Ao invés do governo partir para o ataque, simplesmente pediram uma retratação e que toda vez que se fizesse necessário usar o nosso campo aéreo fosse feito antes um pedido.
Não é uma atitude no mínimo mais cordial?

Ok! Vou visitar seu blog, mas vc visita o meu depois??? :(
Rsrs

Bjs.!