domingo, 26 de agosto de 2007

Por que em segundo ou terceiro ou... ?

avatar
Gasparetto, em uma de suas palestras, falou algo mais ou menos assim:
“Todos nós fomos criados em cima da idéia de que devíamos nos esquecer de nós mesmos e nos voltarmos para o outro. Foi uma tentativa de provocar uma relação social mais fraternal, mas acabou se tornando uma imposição na qual deveríamos fazer o bem. Isso quer dizer nunca deixar de atender a uma expectativa ao entorno de nós, satisfazer a necessidade do outro, colocar o outro em primeiro lugar, caso contrário, se em algum momento pensássemos em nós mesmos, isso seria considerado egoísmo e egoísmo era uma grande maldade que levava ao inferno. Ainda fazem um marketing em cima disso até hoje. No final, as pessoas foram se abandonando, cuidando das outras e esperando consideração em retorno seja da vida, de Deus ou das pessoas. Na prática não funcionou.”
Ao escutar isso fiquei pensando no conceito de bem e mal, denominações naturais da cultura ocidental, mas alienígenas no oriente. Lá há Yin e Yang, Negativo e Positivo, pólos opostos e complementares. Um sem o outro não existe e todo ser humano encontra dentro de si essa polaridade.

Pensei também na culpa que sentimos quando agimos de forma egoísta, no modo como nos crucificamos e nas pessoas que interferiram na minha vida achando que sabiam o que era melhor para mim e que, com a melhor das intenções, atrapalharam um bocado.

Pensei no Dr. Bach explicando que a abelha quando poliniza a flor está pensando apenas no próprio sustento e que, no entanto, é responsável pelo desabrochar de tantos jardins.

Pensei em Deus, o modelo maior de bondade e amor, que estando decepcionado com a humanidade - ao invés de perdoar, orientar e colocar em prática toda a sua amabilidade - escolheu dar ctrl + alt + del e inundar o planeta inteiro.

"O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar." - Wikipédia
Por que não em primeiro lugar caso não venha a prejudicar ninguém?
Por que em segundo lugar caso venha a prejudicar alguém - e esse alguém inclui nós mesmos?
Não vejo o porquê.

** por Cris Bispo

4 comentários:

Anônimo disse...

ótima pergunta!
ótimo texto!
ótimos argumentos!
Parabéns

Anônimo disse...

Para mim o egoísmo é um ato essencial para a prática do amor ao próximo. Parece estranho e paradoxal, mas uma coisa tá ligada a outra.
Quando vc deseja e prática algo bom pensando em vc, isso se reflete para todos ao seu redor.

Como sempre um excelente texto. Você escreve tão bem que deveria estar escrevendo em um jornal ou revista de alto impacto. Não pelo dinheiro (embora ele seja sempre muito bem vindo!) mas pela oportunidade de mais e mais pessoas terem a oportunidade de ler e aprender com suas palavras.

beijão amiga ;)

Anônimo disse...

"Oportunidade" duas vezes em uma frase é péssimo!
Mas eu sou bióloga e matemática. Tenho o perdão! :P

Unknown disse...

tentei comentar sobre o egoísmo e o amor amor ao próximo. escrevi e apaguei algumas vezes. agora fico com o silêncio.

vou tentar organizar as ideias quanto a isso e daqui a pouco eu volto.