Jornalismo: uma promessa com o mundo
“Escrever é a arte de cortar palavras”. A frase de Carlos Drummond de Andrade reproduz a responsabilidade com a sociedade, ou seja, informar a verdade sem que deixe confuso o leitor. Trabalhar com textos é a arte de construir idéias, emoções, informações e esclarecimentos. Seja com um texto curto e objetivo ou detalhista e poético. Todo material escrito influencia e transforma.
Muitos estudiosos da comunicação afirmam que quem tem informações, tem poder. Basta saber como usá-las. E quem escreve também tem poder? Talvez tenha sim, pois o profissional da escrita precisa estar informado. Entretanto, o mais ressaltante e apropriado seria conscientizar que quem escreve tem deveres. Não só o de informar, mas o de fazer com qualidade e trasparência . A promessa com o mundo se torna uma grande responsabilidade.Quantas denúncias foram feitas pelos jornais, em que deixavam expostos os trabalhos infantis. Foi dessa forma que o estatuto da criança passou a ser divulgado e os explorados passaram a defender os direitos de tais inocentes. Não só o jornal, mas toda a mídia em si, nasceu para a prestação do serviço mais importante de todos, pois o mundo muda a mídia e vice versa.
Todo jornalista deve ser amante das palavras e da informação, e, portanto, do próximo. É um contador de histórias e um transformador de moral e leis. E eu faço parte desta massa de profissionais, que querem ter como dever mudar alguma coisa e formar opiniões.
Por Nathalia Marsal
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Jornalismo: uma promessa com o mundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
jornalismo é fascinante......
Te desejo muita sorte
Oi Nathalia, parabéns por esse belo texto e parabéns por ser jornalista^^
Vou fazer jornalismo também!
Bjos
jornalista eh td mal amado hahaha
Olha quem fala... peloamordedeus... por isso eu não vou ser jornalista!
hahahahhahaha
Postar um comentário