domingo, 9 de dezembro de 2007

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

avatar

Hoje não vou filosofar muito, não. Vou ser clara e expressar minha indignação. Vou tratar de um assunto muito sério e espero um pouco da compreensão de vocês.

Eu estive conversando com um amigo da família e o diálogo mais uma vez se repetiu. Eu estou farta disso!!! É um absurdo e acho que isso afeta a vida de todos nós integrantes desse blog e leitores.

(Ah, leitores! Voltem sempre! Vocês são sempre bem-vindos pois nós adoramos a casa cheia ^^)

Enfim, o lance é o seguinte: comida chinesa e japonesa NÃO são a mesma coisa!!!
=))))
hihihi

Brincadeirinhas à parte, vou esclarecer alguns detalhes sobre culinária:

Se quando alguém fala com você sobre comida oriental você pensa em peixe cru, sua mente está criando associações com comida japonesa. Se você imagina miojo, sua imaginação está associando à comida chinesa. Simples, não?!

Você passeia no shopping e dá de cara com aquelas barcas cheias de enroladinhos coloridos com alga, peixe cru, frutas e arroz. Isso é comida japonesa.

Vários tipos de Sushi

Você está com fome, liga pro China in Box e fica na dúvida se pede Yakisoba ou Bifum. Isso é comida chinesa. Colorida (legumes), fonte de carboidratos (arroz, talharim...) e NÃO É CRU!

Yakisoba

Por favor, espalhem essa informação, pois me dói o ouvido quando alguém, na maior inocência, diz: "Eu não gosto de comida chinesa - que horror - peixe cru!" E o que peixe cru tem a ver com comida chinesa? Me diz!

Isso não quer dizer que pratos de um país estejam excluídos do cardápio do outro. Há um intercâmbio e muita coisa foi absorvida pela cultura vizinha.

Mais uma nota cultural: Japão é uma "ilha" e o peixe é uma forma barata de alimentação por lá. Eles não possuem vastas áreas para gado. Já na China a história é bem diferente.
"Na China, tudo que tem quatro pernas e não é mesa se come."
Apicius, crítico gastronômico do Jornal do Brasil
Se você quer compreender um pouco mais essas diferenças, visite esse link que lá explica direitinho e de forma muito mais didática do que acabei de fazer.

Um abraço a todos! ^^

** por Cris Bispo


8 comentários:

Anônimo disse...

Ninguem merece confundir comida japonesa com chinesa! hehehe
Agora me deu vontade comer váaaarios sushis! =P
Bjos, Cris!

Phernando Faglianostra disse...

Bom... japonesa ou chinesa, tanto faz... o que eu gosto mesmo é de massa italiana!

PS: sim, eu sei que a pizza é uma invenção chinesa, mas mãe é quem cria.

Unknown disse...

adoro chinesa...japonesa nem tanto...é simples assim que eu diferencio kkkk

neTrop!k@lista disse...

PS: sim, eu sei que a pizza é uma invenção chinesa, mas mãe é quem cria.

eu jurava que a pizza era uma invenção grega
|I'O.Ô
tipo.. os chineses inventaram o macarrão, não?

que seja; curto mais comida chinesa do que japonesa, se isso importa.

Cris Bispo disse...

Pelo que eu saiba os chineses inventaram o macarrão mesmo. Normalmente, os pratos que vêm com macarrão se chamam "soba" como, por exemplo, "Yakisoba" que significa macarrão frito. ^^

E eu prefiro comida chinesa também. Já vi que é a preferência dos leitores. :P

Obrigada pelos comentários. ^^

Phernando Faglianostra disse...

Bom... fui pesquisar e achei isso:

A história da pizza começou há seis mil anos, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Conclusão: China, Grécia, Egito, Nova Iguaçu, Capão Redondo... é tudo longe! O que importa é que, hoje, tem pizza até aqui na rua.

Cris Bispo disse...

E como no Brasil tudo sempre acaba em pizza... (piadinha velha, mas irresistível) :P

Juliana Farias disse...

Eu não gosto nem de uma nem de outra e tipo... sei lá o que é chinesa e japonesa... eu quero mesmo é um, bahhh, churrasco gaúcho, tchê!!