quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Inglês

Taí uma língua que muita gente pensa que sabe falar. Já vi pessoas que se dizem fluentes não conseguirem formar uma frase inteira sem gaguejar umas cinqüenta vezes.
Ninguém é obrigado a dominar um idioma que não é próprio de seu país. Adquirir fluência em uma língua estrangeira sem morar, pelo menos durante uns seis meses, num país falante dessa língua, não é fácil. É pra isso que existem os cursos de inglês.

Porém, há pessoas ingênuas que acreditam no mito: “Pague dez anos de curso e saia dominando a língua inglesa.” Para que isso aconteça – ou que fique mais perto de acontecer - você precisa praticar o inglês fora do espaço do curso. Ouvir músicas acompanhando a letra, assistir DVDs sem legenda, ler livros com o dicionário do lado, conversar com o gringos na praia, vale tudo!!!

Na maioria das vezes, quando os professores dão esses conselhos aos alunos, estes acham que é tudo pura encheção de saco docente. Pior que nem é. Quando falamos isso, é porque foi assim que aprendemos inglês. Tudo bem que na nossa época não tinha DVD, but you got the picture, right? =)

No final das contas, quando se trata de aprender qualquer coisa, não somente uma segunda língua, uma das coisas que mais conta é o interesse do aluno. Você nunca vai aprender nada se não quiser, simples assim. Então, pelamordedeus, facilite a minha vida e a dos meus colegas de trabalho se convencendo de uma vez por todas de que você não pode viver sem saber inglês! =P

5 comentários:

Anônimo disse...

eu sei da importância de se saber um ou mais idiomas, entretanto, se o indivíduo não souber nem o português, pra quê vai aprender inglês?

eu sou super a favor da pessoa valorizar primeiramente seu idoma, sua língua materna, sua identidade, para depis querer se aprofundar na cultura dos outros.

"Então, pelamordedeus, facilite a minha vida e a dos meus colegas de trabalho se convencendo de uma vez por todas de que você não pode viver sem saber inglês!"

só pra te dar dindim, né, malandra?

hihihihihihihihi =P

Marcelo disse...

se o indivíduo não souber nem o português, pra quê vai aprender inglês?(2)

Phernando Faglianostra disse...

Pede, por favor, pra, antes disso, eles facilitarem a MINHA vida e a vida dos MEUS colegas e se convencerem de que não podem viver sem falar e escrever corretamente O PORTUGUÊS! Depois a gente vê o que faz com o inglês!

Agora é moda, então: hihihi!

bjs

Anônimo disse...

HAHAHAHA!
Bem verdade isso!
É triste, nego nem portugues sabe direito, imagina ingles! To ferrada msm! Takelpareo!!
Bjos, adorei os comentarios!

Cris Bispo disse...

É fato que se perde muitas oportunidades por não se saber inglês. Acho que em quase todas as áreas.

Uma opção válida para os pais é colocarem seus filhos desde cedo no curso de inglês. Sete anos é uma idade ótima. Eles aprendem inglês na época de alfabetização e absorvem a segunda língua muito mais fácil.

Comigo foi assim. ^^