sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Tá tudo errado

Cada vez mais eu acho que nasci na época errada. Eu devo estar, pelo menos, uns 200 anos atrasado. Embora eu adore a tecnologia de hoje em dia, tenho quase certeza de que meu nome estava no casting do séc XVIII ou XIX. Qualquer dia, eu marco uma sessão de regressão, pra poder fazer o tira-teima.

Hoje em dia, pra você saber o que é certo e o que é errado, basta observar as pessoas. O que a maioria faz é o certo, mesmo que esta maioria esteja fazendo... o errado! Qualquer outra manifestação diferente estará incorreta.

Por exemplo, se você dirige por uma rua, na contra-mão, você estará errado. Fato. Agora, se nesta mesma rua, todos estiverem na contra-mão e você for o único que estiver seguindo o sentido certo, mesmo assim você estará errado.

Na prática, podemos constatar esta teoria da seguinte forma: a moda entre os estudantes, sejam do Ensino Fundamental, Médio ou Superior, é ser burro. Se o cara é inteligente, já é acusado de ser CDF (ofensa mortal) e outros adjetivos depreciativos. Estudantes se vangloriam de obter médias como 2 ou 3... é engraçado, é cool, é a moda. Coitado do cara que estuda, se esforça e consegue uma nota 9 ou, cruzes, uma nota 10. Vai sofrer pelo resto do ano/período, a menos que ele se redima com uma imponente nota 1. Aprender não é legal. Legal mesmo é não prestar atenção na aula, não copiar matéria, não estudar nada, colar (colar errado é mais engraçado) e se possível, ficar reprovado. Então o cara vira celebridade, e como todos sabemos, ser celebridade é o sonho de 8 em cada 10 populares. Ser celebridade abre portas e ainda te torna VIP. Se você faz exatamente o oposto disso, sinto muito informar, mas você é um(a) otário(a) que nunca dará uma entrevista sequer no Superpop ou na Sônia Abrão. Isso segundo o sistema vigente deles.

Esse mesmo aluno é aquele que cresce e continua achando legal andar na contra-mão. Arrumar emprego? Assumir responsabilidades? Crescer? Ahh... agora não! Melhor jogar bolinha de papel na cabeças dos caxias.

Não incomodaria tanto se eu não percebesse que isto é uma tendência cada vez maior. Dou aulas para adolescentes e adultos e vejo isso acontecer todos os dias. Alunos recriminados pelo simples fato de tirarem boas notas. É como dizem: sorte na escola, azar no social.

Não era bem esse o ditado, mas não consegui pensar um final melhor pra esse texto.

Phernando Faglianostra escreve às quintas e sempre dava cola errada pros outros. Visite seu blog e aprenda a musiquinha das preposições: a, anteapós, até, comcontradê-ê...

12 comentários:

Unknown disse...

entre, para, perante, por...(eu tb cantava a musiquinha).
Não precisa ser outro século Phe, há 25 anos atrás já era uma vergonha ser "repetente" (como chamávamos), pelo menos onde cresci. Não sei exatamente quando tudo mudou...

Anônimo disse...

Olha só! Engano seu se acredita que "Esse mesmo aluno é aquele que cresce e continua achando legal andar na contra-mão..." Cara! TODOS os meus amigos que tiravam nota baixa na escola estão bem melhor de vida do que eu que sempre tirei 9 e 10. E não pq eles foram malandros, mas pq se encontraram na vida e a escola é uma instituição já no Corredor da Morte esperando sentença.

Química, física, biologia, história... tudo inútil. Tudo mentira. Vc entra na faculdade e a primeira coisa que o professor vai dizer é: "esqueçam tudo q aprenderam na escola pq tá tudo errado." E ele tem razão.

Entregue um livro didático para um profissional e ele lhe mostrará como mais da metade do livro é ultrapassado.

Compreendo os alunos que se revoltam e se negam a estudar tanta asneira. Temos que rever nosso ensino ao invés de culpar os alunos.

Só livro disso Português e um bocado da Matemática, o resto é "bullshit".

Cris Bispo disse...

Concordo com o anônimo acima.

Meus professores de química, física e biologia falaram isso pra mim na facul também. E tive que reaprender essas matérias do zero. Tem muita informação antiga que não está mais valendo nos dias de hoje e que ainda está sendo passada nas escolas.

Quem sabe eu não venha a postar sobre isso... =/

Juliana Farias disse...

bom, cara... tds essas materias, por mais que seja ultrapassadas, são materias que eu acredito que já ocorre uma grande pré-seleção do que os jovens querem seguir na vida... eu pelo menos so fui decidir depois que eu comecei a ter materias especificas na escola como gestao de negocios e economia que eu nao queria fazer isso nem aqui e nem em lugar nenhum...

matematica então...

rsrsrss

vou me formar jornalista...

Phernando Faglianostra disse...

TODOS os meus amigos que tiravam nota baixa na escola estão bem melhor de vida do que eu que sempre tirei 9 e 10. E não pq eles foram malandros, mas pq se encontraram na vida e a escola é uma instituição já no Corredor da Morte esperando sentença.

Também aconteceu comigo. Colegas meus, que só tiravam 2 ou 3, se deram bem porque eram filhinhos de papai. Papai bancou a faculdade, papai montou escritório, papai conhecia gente importante... enfim. E os que não deram a mesma sorte, mesmo tirando 9 ou 10, hoje têm que trabalhar para os malandros.

E eu nem estou falando de matérias como Física, Química ou Biologia. Estou falando de Matemática e Português. Tenho alunos que estão no Ensino Médio que não sabem a tabuada! Dê uma olhada nos perfis do Orkut e veja os erros absurdos de português. Isso é motivo de orgulho pra alguns... Experimente usar o português correto com alguém na rua e sinta os olhares tortos em sua direção. É esse o nosso futuro? Eu acho que sem educação não existe civilização.

Cris Bispo disse...

Pô, Ju! Não são as matérias que estão ultrapassadas, mas o conteúdo.
Não é questão de aprender ou não química, física, biologia e etc, mas aprender direito, o correto, e não esse lixo que nos enfiam goela abaixo.

Só dois exemplos:
* em química, a famosa "Rera do Octeto" não é regra pois funciona apenas com uma minoria de elementos.
* em física, Newton é só um detalhe a mais. A física quântica domina a Física como um todo e quase nada se aprende sobre isso.

E putz, Phernando! Isso é preconceito. Conheço pessoas (exemplo: meu irmão) que não eram bons alunos e hoje estão bem pq batalharam. Também conheço muito CDF que tirava nota boa só pq era um otário q decorava tudo. Nunca aprendeu a pensar por si só e hj é um otário pé rapado.

Outra coisa: se vc fez esse comentário por causa do comentário anônimo acima, ele também falou que Português e Matemática são importantes. Então vcs estão falando a mesma coisa. =/

Phernando Faglianostra disse...

Cris, veja bem: há os alunos que não aprendem por dificuldade (mas querem aprender) e há os alunos que não querem aprender. Eu me refiro aos do segundo tipo. Eu trabalho com os do primeiro tipo, e adoro.

Da mesma forma como você conhece seu irmão, eu conheço várias pessoas que se encaixam no caso que citei: estão bem hoje só porque deram sorte, nasceram dentro do sistema e não porque batalharam. Cresceram sendo mimados e continuam assim. Pra toda regra existe exceção.

O motivo de eu ter escrito o texto nem foi discutir isso, mas o fato de o cara ser excluído pelo simples fato de tirar notas boas, como se ele estivesse errado, entende?

Claro que eu sei que o Sistema de Ensino atual está todo errado. Sou o primeiro a dizer isso pros meus alunos no curso. Aliás, se não fosse o fato de o ensino estar errado, eu nem estaria trabalhando.

Português e Matemática são cruciais, mas você acha que devemos ignorar História e Geografia, por exemplo? Você acha interessante o mesmo jovem, que hoje vota pra escolher um presidente da república, não saber o que foi a ditadura? o que é voto de cabresto? massa de manobra? reflita...

Marcelo disse...

eu sempre quis aula de sexologia :(

Cris Bispo disse...

Vamos lá. Entendi que o post focava em outro assunto, mas os comentários tomaram outro rumo.

E tipo, será que eu expliquei muito complicado??? O problema NÃO é deixar de aprender História e Geografia, mas o conteúdo é ensinado errado!!! Ou vcs ainda acreditam que o Brasil foi descorberto em 1500?!?!

Anônimo disse...

Essa inversão de valores ta na moda msm =/
Bjos

Clara disse...

real.
triste.

o pior é que não acontece só em salas de aula. está tudo errado mesmo.

Clara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.