domingo, 2 de dezembro de 2007

Felicidade

avatar

Vou usar o meu post de hoje para comentar o post da Nathália Marsal.

Quando a gente pergunta para as pessoas o que elas acreditam ser a Felicidade, elas raramente irão responder que "é 'estar com quem se ama' e ter o que se quer". No entanto, é exatamente isso que elas buscam em sua árdua procura pela dona Felicidade mesmo sabendo que não é esse o caminho. O ser humano é realmente interessante para não dizer estranho. hihihi

Ela disse também que a felicidade "depende de você e mais ninguém" e eu lembrei daquela música da minha infância. Seria do Balão Mágico ou do Trem da Alegria? Não lembro, mas dizia o seguinte:

"até que um anjo me disse
que ela [a dona Felicidade] existe
e é tão fácil encontrar
bem lá no fundo do peito
o amor é feito
é só você se entregar
e você vai ser muito feliz
é só na vida acreditar"

Será tão simples assim? Será que é a gente mesmo que complica?

Lembrei agora da música da minha cantora favorita, Tori Amos. O refrão diz o seguinte:

"oh these little earthquakes
doesn’t take much to rip us into pieces"

Sim, pequenos terremotos podem destruir todo o nosso ser e se a felicidade está exclusivamente em nós como nos reconstruir? Precisamos sempre de alguém, algum ideal... uma religião talvez. É difícil se reerguer sozinho.

Lembrei também que uma vez a Ana Maria Braga leu o texto de alguém que falava sobre felicidade. Ela disse que nós somos como duas bexigas (aquelas bolas de aniversário), uma dentro da outra.
* A menor, que está no interior, é o que nós somos e possuímos.
* A maior, que está por fora, é tudo o que almejamos ser e conquistar.
A felicidade surge quando descobrimos a diferença ideal entre elas. Se a maior não é tão maior assim, significa que a pessoa não tem muito o que fazer. Acredito que foi o que a Natália quis dizer com as seguintes palavras: "Mas talvez se nossa vida fosse completa nos tornaríamos as pessoas mais infelizes do mundo". No entanto, se a bexiga de fora for muito maior do que a de dentro, significa que estamos almejando mais do que podemos alcançar no momento e nos tornamos pessoas frustradas.

Acho que há sabedoria nessas palavras.

O assunto é complexo demais. A única certeza que eu tenho é que a felicidade se apresenta de forma diferente para cada um de nós.

*** por Cris Bispo

8 comentários:

Juliana Farias disse...

tem gente que é feliz e não sabe...

Maurício disse...

muita gente é feliz e não sabe
eu era feliz no meu colégio e não sabia
agora vo sai dele e já to com saudades
é um saco mesmo

Rafael Almeida Teixeira disse...

eu sei que toda dor vem do desejo de não sentir-mos dor.
parabéns pelo blog. gostei.

Marcelo disse...

e existe gente q eh triste e nao sabe

Juliana Farias disse...

POIS É.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Gostei do texto... A analogia dos balões de festa é realmente interessante...

caju disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alexandre disse...

Tem uma coisa no post dela que achei muito real. A idéia de que a felicidade só existirá quando a dor deixar de existir. É a idéia dos opostos, uma coisa só existe se existir seu pólo oposto. Positivo, negativo. Claro, escuro. Sim, não.

Tem uma música do Lulu Santos (Certas Coisas) que fala isso...

"Não existiria som se não houvesse o silêncio
Não haveria luz se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite
Não e sim"

E sim, nós é quem complicamos tudo. Por isso a felicidade está dentro de nós, para que nós aprendamos a busca-la lidando conosco.

Beijos!