domingo, 4 de novembro de 2007

Sem polêmicas

avatar

“Eu sempre desconfio da agenda oculta de escritores, colunistas e pseudocientistas. É a primeira coisa que tento adivinhar. Ele, ou ela, está querendo me dizer exatamente o quê? Que bronca carrega na vida? Ele é separado, foi um dia traído, multado, preso ou ludibriado?
(...)
...prefiro sempre artigos que apresentam tabelas, números e outras informações concretas em vez de "idéias", opiniões e indignações. É justamente isso que editores de livros no mundo inteiro nos aconselham a evitar, porque senão "ninguém lê", o que infelizmente é verdade.
(...)
A opinião dos outros sobre um fato isolado é conversa mera e efêmera.
(...)
Muito do que se escreve, até em livros de filosofia, vem, na realidade, de pessoas justificando sua vida, seus erros e suas limitações”.
Stephen Kanitz
(texto na íntegra -> www.kanitz.com.br)
Esse texto foi publicado na última revista Veja. Achei interessante citar ele porque expressa bem o que penso e explica a natureza dos meus posts aqui no Diversitate.

Todo mundo é influenciados pelos próprios interesses, repertório e experiências ao opinar sobre qualquer tema. Conosco não seria diferente. O que se aplica a mim, não se aplica a todos. Somos diversos e por isso mesmo interessantes. Tudo o que escrevo aqui é “conversa mera e efêmera”, como disse Kanitz, e, portanto, não estou aqui para causar polêmica ou qualquer debate fervoroso. Sou o que sou, exponho aqui um pouco de mim e apenas isso.
Como disse uma vez Clarisse Lispector:
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
Se eu quero alterar o mundo, eu primeiro altero algo em meu comportamento e no meu jeito de ser. “Se você sempre faz o que sempre fez, sempre alcançará o que sempre alcançou.” Eu não apenas debato; eu procuro servir de exemplo. Os psicólogos já afirmam isso há muitos anos: os pais educam melhor com exemplos do que com sermões. Nós não somos tão diferentes das crianças que um dia fomos e o aprendizado vem de forma bem semelhante.
Como disse Mahatma Gandhi:
"Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo."
E é isso. Sigo o caminho que acho correto -> o mundo vê meu exemplo e a conseqüência direta dessa escolha -> se gostarem seguem o mesmo caminho, se não gostarem seguem o caminho contrário. De qualquer forma, o exemplo vale de aprendizado na hora de se escolher a direção seja qual for a direção escolhida. ^^

** por Cris Bispo

6 comentários:

Anônimo disse...

"... um dia eu tentarei entender pq tds querem ser exemplos por outros" - uma pessoa muito sábia que eu conheço.

Cris Bispo disse...

Um dia eu tentarei entender pq tds acham q sabem o q eh melhor para o mundo e ficam debatendo isso o tempo todo, tentando convencer os outros de suas próprias opiniões.

O q não difere muito do q eu estou fazendo com esse comentário. Mistério! =P

Por isso digo q ainda tentarei entender. O ser humano é um bicho muito complexo. Hihihi

Sigo o q acho certo -> o mundo vê meu exemplo -> se gostarem seguem o msmo caminho, se não gostarem seguem o caminho contrário. De qquer forma, o exemplo vale de aprendizado na hora de se escolher a direção. É isso aí! Uhuuuu! =P

Obs.: vou adicionar esse final ao meu post. ^^

Anônimo disse...

"SE VC DESEJA MUDAR O MUNDO, COMECE PELA TUA CASA"
ADOREI TEU BLOG!

Juliana Farias disse...

Por isso eu voto Wagner Montes pra prefeito!
Militância e tudo!
hahuahuahuhuahuaahuuha

[se é pra avacalhar... vamos avacalhar direito!]

PAPO DE MULHER etc.. disse...

é isso aí :) falou e disse tudo.. bjs

Anônimo disse...

APARTIR DO MOMENTO EM QUE VOCÊ FALA ISSO, VOCÊ JÁ ESTÁ QUERENDO SER EXEMPLO...

É SE COLOCAR NO PEDESTAL, HEIM?