segunda-feira, 5 de novembro de 2007

[*] A Copa do Mundo é nossa, e agora?

Todos viram terça-feira passada, na sede da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associados) na Suíça o anúncio, depois de uma candidatura única, de que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014, sessenta e quatro anos depois de sediar pela primeira vez, em 1950. Naquela época o futebol e sobre tudo a Copa não eram alvo de muito investimento, tanto que só foi feito apenas um grande estádio para o torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho, mas conhecido como Maracanã. Meio século depois, em tempos que o esporte mais popular do planeta se torna cada vez mais lucrativo, fazendo de simples garotos de talento verdadeiros milionários (além dos que estão em volta deles, como empresários) e que a Copa do Mundo se tornou um dos eventos mais assistidos mundialmente, fonte inesgotável de dinheiro por meio da propaganda.

E agora? O Brasil teria condições de sediar evento de tal importância?

Se fosse disputada nos próximos quatro anos com certeza não teriamos condições de abrigar tamanha estrutura. Uma Copa do Mundo é infinitamente maior do que um Pan-Americano, falando em termos de investimento é claro. Vimos uma festa muito bonita e até surpreendemente (que não quer dizer totalmente) organizada nos Jogos do Rio de Janeiro esse ano, mas contundo devemos investir muito mais para proporcionar uma boa Copa do Mundo. Hoje nenhum Estádio está capacitado nas normas da FIFA para receber as partidas, faltam muitos investimentos por parte da infraestrutura, como número de acentos, ascesso aos locais das partidas, transportes públicos, segurança entre outros.

Há muita coisa a ser feita, obras de melhorias serão feitas em parte com capital privado mas também haverá investimento de dinheiro público, só esperamos que ele realmente custeie as melhorias citadas e não vá parar no bolso de nenhum aproveitador (algo bastante difícil), com obras superfaturas e etc...

Esperamos bastante transparência no que for feito nesses próximos sete anos, porque o povo brasileiro, por vezes tão sofrido e que por diversas vezes ao longo da história teve seus problemas "maquiados" atráves do futebol, merece acompanhar (e torcer) de perto um evento de tamanha magnitude como a Copa do Mundo de Futebol.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado, críticas são sempre bem-vindas!

Abraço a todos!

Fui...

♪ Leia ouvindo: Skank - Uma Partida de Futebol. ♪

5 comentários:

Juliana Farias disse...

eu quero mermo é ver a abertura da Copa de 2014!!!


---

dona ju estará com 30 anos.. peloamordedeus...

Anônimo disse...

Creio que o Brasil possa sediar essas copa com toda organização e segurança possível. Basta o investimento em massa, como ocorreu no Panamericano.


Espero que este evento traga um desenvolvimento econômico grande!


Enfim, um abraço e sucesso.

Thiago Pacheco disse...

na verdade vejo isso como mais um meio de lavagem de dinheiro por baixo dos panos!

mesmo assim eh futebol e vou ver!

XD

Angelo Sumita disse...

Eu nem estou preocupado se irão deixar os estádios em condições até lá.

Estou preocupado mesmo com as questões básicas que já nos afetam e irá afetar a organização deste evento, como segurança, saúde, transportes. Será que o governo vai trabalhar para o povo agora que estará em evidência no mundo todo? Será, será? Espero que sim, e que não trabalhem só nos estádios...

Abraços!

Maurício disse...

to torcendo pra Itália
se campeã