quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Liga que eu te atendo

Celular, hoje em dia, é igual mulher: até pobre tem. Ele está ao alcance de todos. Uns dizem que não é possível viver sem. Já outros, como eu, insistem em não adquirir tão irritante aparato (o celular!). Todavia, sempre há aqueles mais fanáticos por modernidades, que vivem tentando me convencer a arrumar um e me cadastrar em alguma operadora.

Existem várias operadoras no mercado atualmente. Umas são grandes, outras médias e outras começaram agora. Qualquer um pode ser dono de operadora. Bastando dar uma lida no "Grande Manual do Usuário", decorar algumas coisas e começar a arrebatar clientes.

Como em toda livre concorrência que se preze, há um(a) líder de mercado: a operadora A. Os outros, acusam a operadora A de práticas abusivas, tentativa de monopólio, desrespeito ao cliente etc. A tal operadora líder se defende, alegando que, embora reconheça os erros, também fez muitas coisas boas para seus clientes, como, por exemplo, ter levado sua tecnologia a lugares distantes, mesmo que os clientes não quisessem. Houve um presidente dessa operadora que até pediu desculpas pelos erros das gestões anteriores. Aliás, os presidentes dessa operadora são meio excêntricos: só andam em carros blindados, vestem griffes famosas e adotam nomes megalomaníacos como Dr. Paulo II ou Sr. Benedito XVI.

Por ser a operadora mais antiga, detém a maior fatia do mercado. Sua história e sua fama são transmitidas hereditariamente. Àqueles que ousam criticar a qualidade do seu sinal, os poderosos acionistas ameaçam com um futuro de muito sofrimento, em um local muito quente, com gente mal-educada e, principalmente, sem antena de recepção. Nem Internet tem lá. É prudente não questionar.

O que resta às outras operadoras(B, C, D...), então? Promoções! Na tentativa de roubar conquistar os clientes da operadora A, elas se aproveitam do fato de a toda poderosa ter se acomodado, devido à sua grande vantagem, e fazem de tudo para conquistar novos adeptos. Embora sua tecnologia ainda seja um tanto quanto duvidosa, eles não fazem restrições quanto ao tipo de cliente, aceitando qualquer raça, cor, sexo e bandeira de cartão de crédito. Elas também capricham na publicidade. Vão buscar, até mesmo, os clientes com o nome sujo. A grande vantagem desse nicho é que esses clientes não estão familiarizados com os termos técnicos do manual e do contrato e acreditam em qualquer coisa que o vendedor, de terno engomadinho e frases feitas, diz.

Os planos também atendem à vários tipos de pessoas. Na modalidade assinatura, o cliente deposita, mensalmente, dez por cento do valor de seu salário na conta da operadora. A vantagem é que a assinatura é proporcional aos ganhos de cada um. A desvantagem é que, se não pagar, sinal cortado (e depois de um determinado tempo, linha cortada, e aí, meu amigo...). Na modalidade pré-pago, o cliente paga somente quando está no sufoco. A maioria prefere esta opção, mesmo a tarifa sendo mais cara. Obviamente, as operadoras não gostam muito desse tipo de cliente, pois eles só aparecem nas lojas quando o aparelho está com problemas. Uma vez resolvida a questão, demoram pra aparecer novamente, se é que aparecem, e nem se lembram de pagar a conta...

Por enquanto, não sou cliente de nenhuma delas, porque ainda não achei nenhuma que tenha o perfil adequado. Talvez, um dia, eu seja, se achar alguma operadora que me dê vantagens antes da vida útil do aparelho se esgotar.

Phernando Faglianostra está a procura de alguma operadora legal. Mas tem medo de demorar muito e seu aparelho queimar, pois ele não quer se encontrar com o Hitler, Mussolini, Mao-Tse-Tung... esse tipo de cliente. Entre em seu blog e o ajude a encontrar um sinal de qualidade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Curti a opinião, mas, é um tanto radical em alguns pontos. Concordo em algumas partes, são reais. Porém, não podemos levar tudo a ferro e fogo, rsrs...Celular é bem útil, também...
Vi seu blog no orkut, na comunidade. Beijos

Unknown disse...

Não vivo sem celular, ele salvou minha vida financeira, meus clientes me encontram em qualquer lugar, antes da existância desse aparelhinho perdia muitas vendas pela demora de retorno ao cliente, no meu caso é essencial e estou satisfeita com minha operadora.
Bjkssss

Unknown disse...

nhá, que isso rapaz, passa seu número de celular aí pra gente...rs
bjo

Ju Cunha disse...

Celular também não me agrada mto...
Mas devo admitir q ele é bem útil às vezes!
Bjos

Phernando Faglianostra disse...

Gente, acho que vcs não pegaram o espírito da coisa... Mudei algumas coisas para o melhor entendimento da nação

Ju Cunha disse...

Agora que eu peguei o espírito da coisa, vou comentar decentemente:
Tô na mesma situação q você, procurando uma operadora legal, mas tá difícil...
Fernando, seu texto tá excelente, pra variar! =)
Bjos

Juliana Farias disse...

o.O