domingo, 19 de agosto de 2007

Repressão Moderna

avatar - Não faça mais isso!
Palmatória, castigo, ajoelhar no milho: essa foi a realidade da geração dos nossos avós e de muitos dos nossos pais. Repressão e censura eram aprendidos em casa. Felizmente, aquela geração levantou sua bandeira, lutou contra a opressão do governo e de toda a sociedade, defendeu um mundo livre e mais igual.

As coisas se acalmaram e os anos passaram - nem tanto tempo assim – e eis os dias de hoje...

- Dr, não sei mais o que fazer com essa criança. Acho que ela tem algum problema: não presta atenção na aula, nunca me obedece... Ela não para quieta!
Psicoterapia e drogas paliativas de tarja preta: essa é a realidade de muitas das crianças de hoje que têm o cérebro torturado e limitado antes mesmo de sua completa formação. Eu me pergunto: onde foi parar o mundo livre e mais igual?

Os pais querem as crianças comportadas, obedientes, estátuas de mármore aguardando permissão para o recreio. Acho que esqueceram a própria infância, pois insistem que seus filhos permaneçam sem questionar, sentados na sala de aula ouvindo um cara insosso falar sobre coisas sem importância. Fiquei espantada outro dia ao saber que as crianças de hoje ainda têm que decorar os afluentes do Amazonas. É desnecessário dissertar sobre esse absurdo.

Daria para escrever um livro inteiro sobre o ensino e a lavagem cerebral que tentam fazer com nossas crianças, mas o objetivo desse post é outro. Os pais estão perdidos sem saber como educar seus filhos e não percebem que o sistema mudou. O mundo está globalizado e as crianças se interessam em aprender línguas e informática ao invés de engolirem que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil ao se perder no vasto Oceano Atlântico.

Os pais estão ausentes, a escola é arcaica e a televisão massificante. Quem está educando a geração de hoje são os psiquiatras e a indústria farmacêutica. A droga mais usada é a Ritalina que serve para o que eles chamam de Transtorno do Déficit de Atenção com/sem Hiperatividade.

Passo pelo artigo sobre o assunto na Wikipédia e leio o seguinte:
“Hoje já se sabe que a área do cérebro envolvida nesse processo é a região orbital frontal (parte da frente do cérebro) responsável pela inibição do comportamento, pela atenção sustentada, pelo autocontrole e pelo planejamento para o futuro.”
É importante acrescentar uma nota científica: essa região do cérebro só termina de se formar por volta dos 20 anos de idade, portanto, é altamente plausível que crianças não possuam o autocontrole de um adulto. Podemos impor essa disciplina nos velhos moldes da ditadura, mas é óbvio que ninguém quer isso. Sem saber o que fazer, buscamos a ajuda dos jalecos brancos. Afinal, a ciência se tornou a neo-religião e apesar de errar mais do que acertar, é o incontestável oráculo a todas as nossas dúvidas.

A indústria farmacêutica lucra bilhões e as crianças tornam-se apáticas e resignadas. Tenho certeza absoluta de que há algo muito errado nessa história toda.

** por Cris Bispo

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo Blog Ju... =]

Vou passar aqui mais vezes =D

Beiijão.!

Juliana Farias disse...

Não concordo.

Primeiro: Quem não tem idéia de como educar seus filhos provavelmente não foi educado, né? Ou não teve aprendizados suficientes durante a infância,a adolecência, não teve pai nem mãe... Essas coisas.

Segundo: "O mundo está globalizado e as crianças se interessam em aprender línguas e informática ao invés de engolirem que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil ao se perder no vasto Oceano Atlântico". Novos interesses não impedem que as origens do nosso país sejam pauta em sala de aula. Existem diversas formas interativas de se ensinar o básico para o indivíduo ter consciência da história da sua raíz.

Terceiro: "Os pais querem as crianças comportadas, obedientes, estátuas de mármore aguardando permissão para o recreio" Querem crianças obedientes da mesma forma como eram em suas infâncias que como você disse "Repressão e censura eram aprendidos em casa", mas não querem ter trabalho em educá-las para isso.

O que eu acho disso tudo é que hoje existem pessoas que cospem filhos por aí e não criam e educam mas querem que sejam educados e criados.
Criança é tudo igual, peloamordedeus, o que faz a diferença é a criação. Não importa que ela tenha problemas, que ela seja hiperativa, que ela seja distraída, não importa! Um criança com base familiar sempre será educada.

É muito fácil vc ter filho e não vê-lo, deixar com a babá, deixar ser criado pelo mundo (é pro mundo mesmo, que se dane!) e depois que ele apresentar "anormalidades"- coisas que o filho do vizinho não faz - vc levá-lo para o psiqiatra.

Enfim, é por causa desse tipo de despreocupação e "preocupação oportuna" que a gente vê domésticas sendo espancadas nos pontos de ônibus!

Eu sou à favor dos limites, sabe? Não concordo em ver adolecentes de 15 e 16 anos andando pela Lapa às 2h da manhã. É liberdade demais.

Enfim, quem sou eu para me meter com a disciplina e a educação que esse povo dá aos seus filhos?
Nem sei se terei os meus...

Cris Bispo disse...

Resposta ao "Primeiro": os pais de hoje foram ensinados a base de repressão e pra mim isso é o suficiente pra dizer que eles não foram educados e portanto não fazem idéia de como educar seus filhos.

Resposta ao "Segundo": as origens do nosso país?! Vc ainda acredita que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil? E o pior: se perdendo?? Deveriam, sim, ensinar as origens do nosso país, coisa que NUNCA fizeram. o.O'

Resposta ao "Terceiro": um bom resumo do meu post inteiro. É exatamente isso o que ele diz. ^^

Daí em diante vc concordou em tudo com o post, então não há muito o q dizer.

"Um criança com base familiar sempre será educada." Um bom subtítulo pro post.

Esqueci apenas de mencionar as babás. =P

Leia a bula de Ritalina e vc compreenderá minha indignação.
http://www.psicosite.com.br/far/out/bula/ritalina-b.htm

Anônimo disse...

não é critica :)

seu blogg é muito bom
gosto dele :)

Juliana Farias disse...

Não é no que eu acredito... mas sim no que de fato eles devam ensinar.. saí da escola faz tempo.. hj tenho outra forma de pensar pq me mostraram outras alternativas de pensamento, como aconteceu com vc, Cris... Todas as deduções não são criadas apenas de uma mente fantasiosa, mas sim de várias mentes que chegam a determinadas conclusões.

Então, que eu quis dizer com a questão das escolas ensinatrem isso ou aquilo não me interessa se o assunto é ultrapassado, mas ele deve ser explicado.

Simples.

E quem disse que a repressão não é uma forma de educação? Se vc não repreende uma criaturinha a subir na janela da sala do apt que fica no 6º andar, vc terá uma criaturinha espativada na calçada.

Eu prefiro uma criancinha esperniando pq não subiu na janela do que ter um funeralzinho de uma criaturinha...

Logicamente que só repreender não é a melhor forma, mas vc repreende e explica pq... qnd vc não tem pqs, aí sim tá na hora de liberar..pq qnd não temos pqs nós temos excesso de zelo, o que pode ter um efeito "vivendo numa bolha".

Enfim... eu quero mais é que se dane as farmácias!
rsrs

Clara disse...

li e concordo.

crianças são bagunceiras e sapecas por natureza. mas são também sensíveis e inteligentes.
inteligentes o suficiente para saberem o que está certo ou o que está errado. claro que seguindo as regras dos pais, os quais devem educá-los com sensibilidade também. crianças são reflexos.
o pai inteligente é aquele que não pune, sim tem a sensibilidade de entender o mundo daquela "criaturinha" tão cheia de vontades e tão dependente de atenção.

pronto, acho que cheguei no X da questão. os problemas dos pais de hoje em dia são a falta de paciência e capacidade de compreensão daquele novo mundo. conheço alguns que conseguiram superar isso e adimiro-os profundamente.
no mundo atual, onde temos resultados rápidos em diversas áreas, é esquecida a capacidade que possuímos de olhar para o outro e ver algo bom, como aprender com as crianças. não só ensiná-las o b-a-bá.

eu sei que está grande, mas apenas uma observação final: devemos lembrar que na época da mão a palmatória e do ajoelhar no milho, as pessoas eram absurdamente infelizes. casavam-se sem amor, muitas vezes, mulheres aceitavam traições como se nada acontecesse,ou seja, uma eterna repressão, uma hipocrisia só.
os tempos mudaram mas a hipocrisia continua. até quando?

dar tarja preta para crianças é o cúmulo do absurdo. o que será dessa geração?
eu tenho medo.

André Luiz Coutinho disse...

Ótimo texto... Eu concordo com o que foi dito sobre os pais de hoje quererem que seus filhos sejam como estátuas de mármore esperando o recreio, assim como eles eram na época juvenil deles... só que tem um problema né? Estamos agora numa sociedade quase totalmente diferente (porque tem coisas que não mudam jamais). Se no tempo deles havia a ditadura militar no país e a ditadura familiar em casa, com verdadeiras leis de boas condutas que se fossem burladas era castigo ou palmada na certa, hoje em dia vivemos a época da interatividade em todos os seguimentos, não há mais aquele fechamento de décadas atrás, agora está tudo bastante exposto, tudo mais prático e dinâmico. Não se pode e nem se consegue educar uma criança hoje como naquela época, o que tem que acontecer é uma re-educação nesses pais para que eles saibam como lidar com os anseios e os problemas de seus filhos sem apelar para o doping psicógico dos "Ritalinas e etc" da vida.

Mais uma vez, ótimo texto Cris!!! Muito bom mesmo!!!

Bjão!!!
fui...