segunda-feira, 16 de julho de 2007

[*] Brasil e Argentina, uma rápida analise da rivalidade!

Aos 23 do segundo tempo, recebendo um toque certeiro de Vagner Love, Daniel Alves chega batendo preciso no canto do goleiro argentino, que nada pode fazer para evitar o gol. 3 a 0 no placar, em Buenos Aires decepção e inconformismo, os favoritos perdiam mais um título para os brasileiros, no Rio de Janeiro, muita festa e comemoração para a vitória de uma seleção desacreditada. Esses são os dois lados da eterna rivalidade entre argentinos e brasileiros, derrotados e vencedores de uma história que se alterna entre os anos, com a dor da perda e o doce sabor da glória oscilando entre as duas seleções. Quem não se lembra daquela triste eliminação tupiniquim da Copa do Mundo na Itália em 1990 por 1 a 0, capitaneada por Maradona, Caniggia e cia?

Para os "nuestros hermanos" a lembrança das derrotas são mais recentes, pois perderam dois títulos seguidos e um amistoso para a representação nacional, sendo que no intervalo entre as duas finais eles venceram pelas eliminatorias para copa de 2006, em 2005 por 3 a 1 na casa deles, essa foi a ultima vitória do pessoal da terra do tango sobre nós. Em 2004 eles já cantavam vitória quando Adriano empatou em 2 a 2 nos acréscimos, levando a seleção para a disputa de penaltis e ao título. Depois vieram dois "chocolates" seguidos, 4 a 0 na final da Copa das Confederações em 2005 e 3 a 0 na inauguração do novo estádio dos ingleses do Arsenal, o luxuoso Emirates Stadium em Londres. Somando esses 4 jogos com esse de ontem, já são 3 vitórias seguidas da seleção brasileira, com 13 gols marcados e apenas 5 sofridos, sendo que desde a derrota das eliminatorias não sofremos gols. No total foram 91 confrontos, com 36 vitórias da nossa seleção e 33 para os argentinos e 22 empates desde 1914, quando o clássico começou a ser disputado.

Por causa desses duelos citados acima e vários outros que fazem parte da história do futebol mundial (duelos nas Copas de 74 e 82 entre uma final entre uma partida e outra de Copa América), surgiu uma rivalidade que extrapola os limites das quatro linhas e vai parar nas arquibancadas, com "declarações de amor" mútuas entre ambos os lados. Para apimentar ainda mais essa rixa, vem a escolha de quem foi o maior jogador de todos os tempos, enquanto a maioria brasileira clama por Pelé, a população argentina endeusa Diego Armando Maradona, "el pibe del oro" como gostam bem de chamar. Enquanto aqui no país Pelé não chega a ser uma unanimidade, muito por causa do seu alter-ego fora de campo: Edson Arantes do Nascimento; seu verdadeiro nome, que ele passou a ultilizar com mais frequência depois de "pendurar as chuteiras", falando sempre muitas bobagens, entre uma e outra previsão errada e as vezes até torcendo contra seleção brasileira. Uma frase do baixinho Romário define muito bem o Edson/Pelé: "- O Pelé calado é um poeta". Na Argentina, quando questionados, entra cada 10 cidadãos, 11 elegem Maradona como o melhor, mesmo com sua história de vida conturbada com o seu envolvimento com as drogas, sendo inclusive flagrado algumas vezes no exame anti-doping, é inevitável dizer que ele foi um grande jogador e assim como Pelé foi importante nas conquistas brasileiras na Copa do Mundo de 1958 e 1970 na Suécia e no Méximo respectivamente, ele carregou o time argentino nas costas na Copa de 1986 (também no México). Gosto muito muito do futebol de ambos, mas se questionado de qual dos dois é melhor, eu como um bom rubro-negro respondo... Artur Antunes Coimbra vulgo Zico.

Bom, espero que tenham gostado!

Fiquem a vontade para criticar ou elogiar!

Abraço a todos!

fui...

♪ Ler ouvindo: Weekend Warrior - Iron Maiden

6 comentários:

Anônimo disse...

rá!
eu torço pela argentina smpr!!
odeio o pelé,gosto do maradona meeeeeeesmo!

nem er apra ter lido esse post ateh o fim tá!!
soh pela consideraçao ..

Unknown disse...

Muitas pessoas nem sabem mas o porq dessa rivalidade que, com certeza, já ultrapassou as fronteiras do futebol. Particulamente, como eu ñ sou um dos maiores fãs de futebol, essa rivalidade pouco importa.

Abraço Andre!

Parabéns pelo texto e pelo blog!

Macaco Primata disse...

"o pelé calado é um poeta!" boa

Juliana Farias disse...

Sou mais meu Mengooo!!!

A seleção brasileira oficial do Rio!
hahahaha

Patrick Leão disse...

A Rivalidade Brasil x Argentina é fogo!! Mas seja lá qual for o vencedor no futebol, vou continuar Ouvindo MPB e lendo Mafalda ^^


Adorei o blog!! ^^

Visita o meu

http://simplesmentebizzo.blogspot.com/

Rodrigo Silva disse...

Gosto desse blog, e da persistencia de vocês em caminhar.

Sucesso sempre!