segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Válvula - versão 2007


E como não poderia faltar em meio às confusões entre aprovações automáticas nas escolas públicas e guerra nos morros, a Válvula de escape: Os Jogos Pan-Americanos vem aí, minha gente! Nas lojas, na rua, na TV, no rádio… Tudo nesta cidade é preparativo para o Pan.

Serão 16 dias que pararão a cidade, atrairão milhares de turistas que farão toda diferença para o movimento das ruas cariocas. O comércio aproveita a safra de novos consumidores e os preços vão subir (fato!). E a economia ferve: as lojas vendem caneca do Cauê, pelúcia do Cauê, postal do Cauê, camiseta do Cauê, bandeira do Cauê entre outras bugigangas do Cauê em verde-e-amarelo que nem me fale!

Era tudo o que o nosso querido prefeito César Maia queria: refrescar as idéias do povo e gritar (nem que seja “Brasil”), pois na semana passada, o digníssimo prefeito deu a digníssima idéia de “aprovação automática” nas escolas públicas que gerou muitos protestos e, ainda bem, a maioria na Alerj vetou. Enquanto isso, tem bala perdida tentando se encontrar na Vila Cruzeiro, o irmão do presidente sendo investigado em um esquema de corrupção e por aí vai.

Mas, calma, calma! O Pan ta aí, minha gente! Cauê sorri de orelha a orelha para receber os atletas de toda América! Entendam, não é que o evento seja de todo mal, não. É um ótimo atrativo para mostrar o lado bom da coisa para o mundo. Mas o que mais abisma é a sensação quando se fala dos Jogos. Parece que o Rio de Janeiro está totalmente preparado para isso, mas não está preparado nem para manter a cidade em ordem no dia-a-dia, imagina se está para receber esse mundo de gente?

É uma válvula de escape! Durante todo o ano sempre vivenciamos isso, às vezes de quatro em quatro anos na Copa do Mundo, todo ano no verão, no carnaval, entre outros feriados, festas, paradas e afins. O que não podemos esquecer é o que aconteceu antes e cobrar satisfação, porque tudo é muito lindo, tudo é muito bom porque o que veremos no mês que vem serão coisas para gringo ver e não para o povo brasileiro, cansado de ser enrolado!
** Por Juliana Farias

7 comentários:

Juninho Coração de Leão disse...

É verdade!
E ainda tem o detalhe da válvula entupir e estourar com o pós PAN,na cara da população carioca...Mas enfim,Viva o Pan!!!!
Cauê ganha!César Maia ganha!Os organizadores,construtores,lobistasganham.
Os alunos da rede pública ganham?
os usuários da rede de saúde,ganham?
Vou parar por aqui...Sou um tanto extremista para isso,rsrsrsrrss!!!!

Ficou legal o que vc escreveu!

Anônimo disse...

EU QUERO MINHA CANECA DO CAUÊÊÊÊ!!!!!

Clara disse...

ah, se eu pensasse no dinheiro... estaria fazendo propaganda e com uma bela grana no bolso!

uau! a tv não para de mostrar as melhorias que ocorreram na cidade por conta do Pan!!! uau, uau, uau!!!

vc viu? nem eu!

Anônimo disse...

Bem eu sou voluntária dos jogos pan americanos... acho que é tudo questão de querer manter uma boa imagem...se não tá bom aqui vamos pelo menos fingir que está tudo bem assim a economia e outras coisas permanecem estáveis, enquanto na verdade tudo é um caos. Eu sou voluntária a enganar os brasileiros e estrangeiros.

Bjos, Nathália Marsal

Luciana Ladeira disse...

Pois é, Ju... o PAN está maquiando os problemas do Rio e é um absurdo ver tantos gastos para o evento enquanto as verbas para saúde e educação são desviadas diariamente na cara dura!!! Não se pode fazer nada pelo povo? Então fazem pela economia! Infelizmente, nossa cultura, enfim, nossos políticos já são "recrutados" na corrupção e não consigo ver uma melhoria no nosso país. Não que o Brasil seja pior que os outros, até que não é esse o problema... o problema são as pessoas que governam o país. O mundo não é dos espertos?? Então... Mas, voltando ao PAN, sem desmerecê-lo, afinal, é um evento maravilhoso. Onde envolve esporte, envolve confraternização e, muitas vezes paz, e eu fiquei feliz por estarmos sediando os jogos. E, como jornalista, estou muito feliz também com a oportunidade de trabalhar no Rio Centro.

Anônimo disse...

Os políticos se aproveitam da "amnésia" do povo brasileiro para maquiar os nossos problemas com eventos como esses Jogos Pan-Americano... num é possivel que uma cidade que praticamente está em guerra civil, possa agregar algo do tamanho de um Pan. Eu não tenho nada contra a realização dos jogos no Brasil, mas não não estamos em condições de receber eventos de grande porte, pelo menos não enquanto não estivermos melhorado ou solucionado os nossos principais problemas de ordem social, como: a questão da educação, da fome, da violência, do desemprego, entre outros...

melhorando esses aspectos ai sim teremos cacife pra receber os gringos... é que nem a sua casa, vc só recebe visitas quando ela está arrumada, não é mesmo???

Apesar de tudo, torço para que tudo dê certo no Pan... alias é o BRASIIIIL né??? hahahahahahau!!!

E que venha a Copa de 2014!!! hehehe

Bjão!!!
fui...

Juliana Farias disse...

Guerra civil... falou tudo!
é assim mesmo, sendo que as nossas autoridades não querem admitir!
Essa é a cidade que possui índices de atendimentos em hospitais públicos de pessoas feridas à bala iguais, muitas vezes superiores ao de países que estão em guerra há anos!

Que venha o Pan e que Deus nos proteja!