sexta-feira, 15 de junho de 2007

A borboleta e a lágrima

Brilhosa, tímida e única. Seu tempo de vida é tão longo quanto de uma borboleta... Entretanto sua beleza não se compara a supremacia de nenhum inseto. (então, serei breve). Sua Beleza física é transparente, límpida como a água normal, simples e exuberante. Sua temperatura conforta e seu gosto salga, aguçando assim toda a alma e destruindo os sentidos da razão. Sua forma arredondada como o orvalho caindo de uma planta nos lembra o quão rápida é sua trajetória, e como orvalho, ela se evapora. Assim ela nasce, cresce e morre. Rápido. Mas não tão rápido quanto a vida do sentimento que ela traz consigo.
Mas não pense que o que a torna bela é apenas sua voluptuosidade. Seu silêncio majestoso e todos os segredos que guarda escondidos em algum lugar daquela gota d’água. Tudo que ouve, cala-se, pois sua divindade consiste em seu mistério da criação, em ela apenas ser. E a nós cabe, tentarmos compreendê-la.
Pequenina e minuciosa deixa seu rastro até seu fim aonde o silêncio aprisionado pode ocasionar resultados inesperados e apocalípticos, tal como a teoria do caos e o bater das asas de uma borboleta. (de novo!)
Seu rastro, sua marca, sua história nos deixa penalizados, estáticos e pensativos. Talvez porque queiramos entender aquela língua enquanto ela, majestosamente, nos chame de bárbaros por não compreendê-la.
Seu desabafo seja de amor ou de raiva, de perda e de saudade, de felicidade ou culpa, não tem palavras... Apenas ela como representante daquele breve e imprescindível momento. Talvez sejamos mesmo bárbaros pela frieza da descrição com que faço. Tentando descrever em palavras concretas um gesto abstrato e o mais verdadeiro de todos.
Muitos não sabem demonstrar seus sentimentos e alguns nem mesmo o sentem. Fico triste sim se vejo uma criança de quatro anos lavando carros e ninguém adulto pra ajudar, fico triste se vejo as crianças morrendo com balas de tiroteios, fico triste em ver pessoas morrendo no hospital. Realmente não adianta ficar triste...mas ta mudando alguma coisa da gente reclamar? Por isso que muita gente já desistiu e segue a senhora Marta Suplicy, "relaxa e goza", deixa rolar sem se importar. Eu me importo e um dia minhas lágrimas vão se cansar e eu vou fazer alguma coisa sem ser reclamar, e você?
aPor Nathália Marsal

7 comentários:

Unknown disse...

muito legal o texto! espero que mais pessoas nao se contentem em chorar apenas, e que outras chorem bastante para talvez aprender algo interessante...

Juliana Farias disse...

Um texto belo com um final grotesco.
Estou com Bruno e acredito muito que um dia as pessoas percebam que o que há a nossa volta é muito maior do que os nossos interesses particulares, mesquinharias diante do mundo, que solta sua lágrima e não sabe bem se alguém a compreende.
Mas tenho que dizer!!Ainda estou perplexa com o que a nossa ministra disse. Acredito que ela foi tão, mas tão "infeliz", como bem disse a própria autora da frase que creio que ela ficará um bom tempo longe dos aeroportos (rsrs). Até porque, se sou eu uma atendente de uma cia aérea e o vôo dela atrassasse, eu seria a primeira a citar sua frase!

Isso é seu não formasse um coro!

Juninho Coração de Leão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juninho Coração de Leão disse...

Nada contra as lágrimas,srta.Nathália Marsal.
Acho lindo,quando são provenientes de um amor consumado ou pela felicidade intensa de quando conquistamos algo,tal emotiva produção de fluido lacrimal.
Também acho bastante funcional,na fisiologia do ser humano,este mecanismo das glândulas lacrimais,que lubrificam e limpam o olho.
Para não aprofundar muito o meu comentário,principalmente para não adquirir uma imagem negativa e desprovida de sentimentos,fico por aqui,convenientemente,citando GONÇALVES DIAS,e deixando o meu abraço:

"Não chores,meu filho.
Não chores,que a vida
É luta renhida,
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes,os bravos,
Só podem exaltar."

Juliana Farias disse...

Essa citação de G. Dias é a cara do Junior.
rs

João Oliveira disse...

Eu fico triste qdo vejo uma criança tendo sua mochila revistada por policiais. Fico triste por ver crianças drogadas com um celular roubado na mão. Fico triste qdo vejo uma criança sabendo todas as especificações do aparelho roubado. Fico triste qdo vejo uma criança chorar pela falta de professores, pelo desejo de ser um professor. Fico triste qdo vejo uma menina de rua, de no máximo 12 anos,cercada de pedófilos. Choro quando eu vejo que posso fazer muito pouco por elas. Mais prazeroso que um gozo, será meu choro de felicidade qdo eu puder fazer um pouco por elas, qdo puder vê-las voar para um mundo justo. O mundo das crianças que nos darão a salvação.

Anônimo disse...

Muito maneiro o texto... tenho que acrecentar o que me deixa triste é ver as crianças passando fome, vê-las trabalhando de aviãozinho do tráfico, vendo-as morrer tão cedo...

Sobre a declaração da Marta, foi completamente infeliz, não parece ter o gabarito social que tem...

É isso aew!!!

Bjão!!!
fui...