quarta-feira, 2 de abril de 2008

Hierarquia

Tudo na vida possui uma certa hierarquia. Nós, humanos, sentimos a necessidade de pôr ordem em tudo. Ou, pelo menos, tentamos.

Na escola, por exemplo, existem as matérias "mais importantes" que outras.

Matemática, Física, Química, etc. são consideradas mais difíceis de aprender e, conseqüentemente, o aluno que as domina é mais inteligente do que aquele que sabe tudo de Português, História, Geografia, etc. Isso sem falar de Música, Artes e Educação Física que, em muitas escolas, são consideradas disciplinas periféricas.

Por que será que o currículo escolar, e, a partir dele, os alunos são vistos dessa maneira?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse assunto.

2 comentários:

Juliana Farias disse...

EU TIVE FASES: QUANDO A MATEMÁTICA ERA FÁCIL, TUDO ERA UMA BELEZA. CHEGOU A SEXTA SÉRIE... CREDO! MINHA PRIMEIRA NOTA BAIXA QUE MINHA MÃE ATÉ HOJE NÃO SABE QUE EXISTE. E COMECEI A VER QUE ERA DIFÍCIL E AQUILO REALMENTE NÃO ENTRAVA NA MINHA CABEÇA.

PASASEI, DAÍ POR DIANTE, SEMPRE NA MÉDIA. ISSO SE APLICA A FÍSICA E QUÍMICA TAMBÉM.

ENTRETANTO, EU ARRASAVA EM PORTUGUÊS E LITERATURA E NEM POR ISSO ERA ERA TIDA COMO BURRA PELOS OUTROS QUE AINDA ACHAVAM QUE TINHAM QUE COLAR DE MIM EM MATEMÁTICA.

NÃO SEI SOBRE ESSA SUA TEORIA, MAS EU ACHO QUE SEJA JUSTAMENTE POR CAUSA DA DIFICULDADE QUE SE TEM DE ENSINAR ESTAS DISCIPLINAS.

:D

Murilo disse...

Sendo professor de Geografia posso opinar dentro da minha realidade. Acredito que existam diversos fatores, desde a procura por respostas objetivas, passando pela pouca disposição do brasileiro em escrever, passando ainda pela natural dificuldade de muitos com o raciocínio lógico, ou ainda o pouco incentivo a subjetividade humana, chegando até a própria estrutura acadêmica que privilegia certos cursos e áreas, como se uma fosse mais importante que a outra. Seria a mecanização da educação. Praticidade e objetividade e voltadas para a produção!
Detesto isso, mas creio que seja por isso.

Abraço pessoal!