sexta-feira, 30 de novembro de 2007

80's e 90's - Já vão tarde!

Virou moda fazer revival das coisas desovadas nos anos 80 e 90. A Rosana anda assombrando por aí, a Gretchen anda comendo uns céLebros e até vão exumar o Menudo. Há algumas coisas daquele década que me marcaram, com certeza. Mas, daí a dizer que a época era melhor do que a de hoje? Nem se as Paquitas me beliscassem e mandassem eu comer 200 caramelos Zorro (aquele que acabava com as obturações) ouvindo "como uma deusa" em loops infinitos. Não concorda? Veja algumas das coisas que a humanidade, felizmente, deixou pra trás:

Pesquisas - Você ia até a biblioteca, pegava pilhas de livros e copiava folhas e mais folhas na mão, só porque não era sócio da biblioteca e não podia levá-los pra tirar cópias. Vinha para casa. selecionava o que era melhor e passava a limpo na máquina de escrever, um luxo, na época. Sim, um luxo. A fonte tinha só um tamanho e um estilo, porém com duas cores disponíveis! Aliás, duas não, inúmeras, pois a tonalidade do preto e do vermelho variava de acordo com o nº de vezes que você reutilizava a fita. Sem correção ortográfica, sem backspace (salve o Liquid Paper) e com a maravilhosa hifenização manual. E fazer tabelas, então? Erre UMA única tecla, jogue seu trabalho fora e recomece tudo novamente... diversão garantida por horas!

Comunicação móvel - Funcionava assim: você queria falar urgente com a pessoa X. Então, ligava para a central, ditava o recado (se desse sorte de não pegar linha ocupada) e os atendentes repassavam a mensagem, via PAGER, para X. Nesse momento, X saía correndo até algum botequim para comprar fichas (fi-chas! que mané cartão...) e procura algum orelhão da Telerj funcionando. Pronto! Em apenas duas horas, você conseguiria a resposta de X, em vez de esperar o dia inteiro até vê-lo. Duas horas se você estivesse em casa, pois senão ele ligaria para a central, ditaria a resposta...

Carros - Qualquer fã de automóveis ficava enlouquecido ao ouvir o ronco dos motores dos possantes. Carros altamente confortáveis, com o melhor da tecnologia nacional. Alguns modelos mais luxuosos, saíam de fábrica, simplesmente, com todos os opcionais: 2 retrovisores, jogo de carpetes, direção duráulica e até mesmo as duas palhetas do limpa vidro. Fusca, Variante, Brasília, Corcel, Chevelho e outros modelos igualmente fascinantes. Que saudade...

E claro...

Informática - Supra-sumo da tecnologia. Os maravilhos XTs, as telas monocromáticas de Fósforo, os HDs de inacreditáveis 20 mega, disquetes de 5 polegadas. A programação também era fantástica: Cobol, Pascal, DBase... Ah, tempo que não volta mais! Nos anos 90, aí sim voamso alto: conexões a BBSs a incríveis 7200 bps!

Pra quem ainda não se convenceu, tínhamos, também, a moda das ombreiras, corte mullet, lambada, Sarney, Odissey, Tremendo, os malditos caderninhos de resposta, papel de carta, bate-begs enchendo o saco, Mara, uniformes de futebol de pano vagabundo e colados ao corpo, rebobinar as fitas VHS da locadora, fita K7 enrolando dentro do deck da vitrola...

Ainda bem que estamos no século XXI. Deixa eu ir lá, jogar meu Atari.

Phernando Faglianostra escreve às quintas, faltou à escola pra assistir ao enterro do Tancredo e sabe de cór toda a coreografia do "Isto é Tremendo". Visite seu blog, a menos que você ainda role de rir das piadas do Jô Soares.

8 comentários:

Like Sybil disse...

Nó..lambada era o fim mesmo! =/

Parabéns pelo post!

Vou favoritar esse aqui, posso?

=)

Juliana Farias disse...

hauahuahua caraca, tu é velho!!!

eu não sinto saudades não... sinto saudade sim da vida mais tranquila... sem cobranças mil, sem precisar trabalhar e nem ficar estressada!


isso dim era bom... brincar de volei!!
rsrs

Unknown disse...

sim, só tu é velho Phe...meu deus, eu fiz um curso de Ms-DOS, DBASE e Lotus 123...com direito a fazer o novo windows 95 de graça!! rs

Anônimo disse...

em termos tecnológicos e de moda, hoje em dia obviamente eh bem melhor...mas em termos culturais nossa geração deixa muito a desejar, pq ateh a musica apela para o lado tecnologico, musica feita por computador naum eh musica! eu sou muito mais ouvir musica num velho disco de vinil...a nostalgia bateu forte agora.rsrsrs
http://sacochei.blogspot.com

Phernando Faglianostra disse...

@Cafeína
Eu me amarrava em DBASE

10 cls
20 input "Qual é da parada?"

e por aí ia... kkkkkkk


@Juliana
Todos nós estamos velhos, filha... Senhores e senhoras de 20 e poucos anos...

Anônimo disse...

Acho q o corte mullet foi a pior coisa dessa epoca! huahuahua
Bjos

André Luiz Coutinho disse...

Eu sou de 1987... então sou novo para essas coisas!!! Hahahahahahau!!! Tenho saudades é da minha infância e não dos anos em si, adorava os programas e seriados 90, além dos brinquedos, mas acho que seria dificl viver sem a comodidade que temos hoje em dia, internet e etc...

Muito bom o post!!!

Abração!!!
fui...

Unknown disse...

Primeira vez que vejo a década de 80 por esse ponto de vista!
Rsrs.
Bjs.!