terça-feira, 30 de outubro de 2007

Tipo assim

Hoje eu me sinto meio sei lá como, mas tipo assim, caraca maluco...
Então eu vou colocar este treco aqui que tipo assim, na moral meeeeessssmo?? É uma partizinha de um resumão de um artigo f&%$ que eu li e que, pô, maneiro pra caramba! Tá ligado... então é nós!
Lê aí e vê se comenta, pô!

---
É somente uma parte do resumo e da interpretação que eu fiz sobre o artigo que fala da Juventude não como uma só, mas como muitas, então, Juventudes.

---

“Juventude e sociedade: jogos de espelhos”
De Regina Novaes


INCLUSOES PARA UMA VIDA SEGURA:



A questão de o jovem ser sempre alvo da marginalização e da criminalidade traz o efeito de que todo jovem é suspeito. Sempre há pesquisas que apontam características étnicas e classes sociais para associar os jovens ao crime. O medo “de sobrar” e o medo “de morrer cedo” povoam as mentes dessa geração sem separa-los em sub-classes. Em outras épocas, a aventura juvenil estava associada ao imaginário de que “jovem está longe da morte”. A geração de hoje, no entanto, convive com este medo que é retratado todo o dia nos jornais. Ser jovem no cenário histórico em que vivemos hoje, onde o narcotráfico atinge um parâmetro complexo de envolvimento transnacional e se remete às favelas e regiões carentes e desprovidas de segurança pública perturba suas mentes. Há a corrupção policial e o despreparo dos mesmos em lidar com problemáticas envolvendo jovens alterando o cotidiano juvenil. O imaginário dessa geração é extremamente afetado pelas tragédias urbanas que envolveram seus próximos e são temas de rodas de bate-papo, além desse tema, os outros temas mais vulneráveis como portadores de deficiência física, discriminação étnica e orientação sexual também são alvos de debates. (pág 12)

Em contrapartida, jovens que se envolvem com a criminalidade viram alvo de políticas publicas de inserção social e cumprem medidas socioeducativas que os fazem, inclusive, se tornarem agentes de instituições juvenis voltadas ao combate à violência policial. Assim, esses jovens ganham oportunidades de saírem dessa fronteira de risco social e formulam documentos de reivindicação dos maus tratos que recebem em prisões e as precárias situações desses lugares de inclusão social. O que se almeja para a juventude de hoje é justamente as políticas publicas que enfrentam e previnam a violência e garantam a inclusão social. (pág. 12)

12 comentários:

André Luiz Coutinho disse...

O problema da criminalidade num é só do jovem, é de todas as idades, mas o jovem como é visto sempre como aquele diferente, acaba ganhando mais notoriedade!

Bom é isso!!!

Bjão!!!
fui...

blog disse...

É fácil (e cômodo) para o poder público responsabilizar o jovem por erros que, em muitos casos, nada têm a ver com ele.
Só discordo em sua generalização: "O imaginário dessa geração é extremamente afetado pelas tragédias urbanas que envolveram seus próximos e são temas de rodas de bate-papo, além desse tema, os outros temas mais vulneráveis como portadores de deficiência física, discriminação étnica e orientação sexual também são alvos de debates."

Boa parte da juventude não quer debater. Opta por parasitismos e comodismos.
Bom seu post.

Phernando Faglianostra disse...

Na minha opinião, o jovem continua se achando imortal. Não consigo perceber esse medo do qual você falou no texto. Vide os casos de acidentes com automóveis e overdoses que vemos aí.

Concordo com o camarada aí de cima, que diz que boa parte da juventude é cômoda. Claro que há uma parte que procura debater e participar sim, mas é um movimento bem tímido.

Hélio Sales Jr. disse...

"Caraca maluco"? Pior sou eu, que tô me sentindo um "careca" maluco. É a violência final da juventude: a perda dos cabelos. Mas tem conserto. Do mesmo jeito que tem conserto o desastre juvenil. No meu caso, comprimidos de finasteride. No caso deles, educação. Só isso. Do resto a natureza cuida do rumo...
Abraço!
:D

Juliana Farias disse...

Pois é... existe um rede grande por todo o país que articula políticas públicas para jovens e promove debates com a sociedade civil, governo e instituições ligadas nesta área.

www.forumdejuventuderj.blogspot.com

eu que fiz este blog porque eu participo desta rede. Qualquer um pode participar dos debates, das discussões, das articulações, enfim... quem tiver interesse...

Eliseu Antonio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliseu Antonio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio † disse...

adorei a introdução!
;))

Pietro Queiroz disse...

Juventude x Sociedade

A sociedade define o que é certo, mas nem sempre o que é definido é certo.
http://inimigosocial.blogspot.com/

l.Pietro

Alexandre disse...

Tirando o fato de que boa parte da juventude sequer se preocupa em debater algo, o texto é foda mesmo.

young vapire luke lestat disse...

eu sou um jovem ...
tenho 18 anos e sou responsavel desde os 15 anos .
quando falo resposável estou falando em administra minha vida e uma empresa não muito pequena.
Tive que virar um adulto da noite para o dia com o falecimento de meus pais , estou no meu segundo casamento tenho uma filha do primeiro.
E mesmo assim sinto olhares avaliando minha capacidadetodos os proficional sempre.
Ser jovem incomoda pricipalmente os mais velhos pelo simples fato de termos mais tempo e aprendermos e fatalmente superalos.
Quanto a marginalidade atribuida aos jovens isso independe de idade .


[]s L.Sakssida

Joseano Xavier disse...

Em uma sociedade como está fica muito simples culpar os jovens!!!
Afinal os grandes tem que por a culpa em alguém que seja os jovens então!!!