sexta-feira, 29 de junho de 2007

Tão Complexo quanto o Complexo do Alemão


“Aguarde um pouco que eu vou estar verificando para a senhora” (mute). Não posso reclamar os serviços de telemarketing, eles vêm melhorando. Isso graças as empresas que se preocupam em humanizar o atendimento e em “embrasileirar” o sistema americano. As vozes deixaram de ser robotizadas e os “operários” (operadores de telemarketing) podem até dar boa noite e tchau (se mandasse beijinho seria sacanagem, mas um pra você tambêm, caso alguém mande beijo, cola de vez em quando).
É, mais o quesito no momento não é elogiar. Já parou para pensar se alguma coisa, algum sistema, funciona bem, sem ter te dado alguma preocupação? Que droga, não né. Aí eu penso, além de me preocupar em arrumar um estágio, em manter o estágio (sabe como é muita gente procurando é capaz da perder rápido), em ter um bom CR, em não ser atingida por bala perdida, e ainda...em como viver, temos que nos preocupar se estamos sendo enganados pelos operários em questão. Dei meus exemplos, cada um tem o seu, com certeza.
O pior é que não é só por eles que estamos sendo enganados. Qualquer vendedor sabe que precisa mentir, nem que seja um pouco, pra encher o bolso.
“Nossa essa roupa ficou linda, leva...tá todo mundo usando”. Agora que eu não levo mesmo...porque eu compraria algo que eu vou ver em todo mundo? Para fazer par de jarro? A problemática não está em a vendedora querer que eu leve, mas sim em como sobreviver nesse mundo onde todos querem passar por cima de todos para conseguir dinheiro (normalmente é isso que todos buscam, ou pelo menos, no fundo, no fundo, é isso). Será que querem que eu me torne uma mentirosa? Vivem falando pra ficar esperta. Esperteza é isso ser cruel, ganancioso pra conseguir o que quiser. Talvez quando eu chegue a essa fase eu me mate ou vire hippie.
Muitas empresas incentivam isso. Já viu como são as entrevistas de emprego, ou melhor, as dinâmicas? Um tentando ofuscar o outro como alguém que quer subir no topo de uma árvore desesperadamente e pisa na cabeça de todo mundo. Até os nossos operários são submetidos a esse tipo de coisa.
Queria lembrar a todos eu alguns valores são realmente importantes. E isso não é a minha opinião não. É fato, verídico. A honestidade, o amor com o próximo se perderam. Eu, já desisti de procurar. Agora eu procuro mudar o pensamento das pessoas, porque eu sei que não existe mais esses valores. Agora vou estar finalizando a sua ligação sabendo que tudo que eu disse foi verdade.
Muito obrigada pela sua atenção senhores Blogueiros.

PS: É claro que eu já menti um dia...mas mentir é diferente de enganar e eu nunca feri ninguém, a conseqüência da mentira que é o problema.


a Por Nathália Marsal

4 comentários:

Juninho Coração de Leão disse...

Eu,particularmente,nunca conheci alguém que não tenha mentido,mesmo que uma mentirinha boba.
E,na minha opinião,mentir e enganar são a mesma coisa.
A consequência da mentira ou de uma verdade cruel,depois que é dita,não depende mais de nós. Toma forma e vida própria,pode se difundir ou até mesmo se dissolver.
A honestidade e o amor ao próximo se tornaram artigos de luxo,merecedores de todo um reconhecimento quando praticados,quando deveriam ser atos do cotidiano. Mas o pior de tudo isso mesmo,é que muitas das vezes a verdade vira mentira,por ser dolorosa e simples,assim como a mentira pode conter mais credibilidade do que uma verdade...

Anônimo disse...

"O amoroso é sincero até quando mente" - Nelson Rodrigues

Às vezes, mentir pode ser saudável; trair ou enganar, não. Acho que eu entendo o que a Natália quis dizer. Acho. E pra completar...

"A mentira começa fácil e termina difícil, a verdade começa difícil e termina fácil" - não sei de quem é.

Unknown disse...

hehe, nao é mentira nao, a realidade que acabou tornando a verdade falsa...=p acho que os vendedores e operadores de tel. nao se importam muito nao... mentir é comum...a verdade que é ultrajante.

Unknown disse...

até porque, se todo mundo mentir o critério para o verdadeiro deixa de ser a verdade e passa a ser a mentira! incrivel isso! SOMOS TODOS ESQUISOFRÊNICOS!!!!=p