Substância composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos (seres considerados racionais) tenham pela água grande respeito procurando manter seus reservatórios naturais e garantindo sua pureza, já que os demais seres vivos (plantas e animais considerados irracionais) dão o exemplo, não degradando.De fato, o futuro de todos os seres viventes pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres. Pois a água é um constituinte fundamental da matéria viva e do meio que a condiciona.Suas propriedades físicas e químicas diferem muito das de qualquer outra substância. São elas que caracterizam a natureza do mundo em que vivemos. Uma das suas propriedades mais características é a de dissolver numerosas substâncias, formando soluções. Estas possuem interesse inestimável aos fenômenos vitais e também no que se refere aos processos industriais. O próprio mar, onde está concentrada quase toda a água do planeta, é uma solução aquosa que contém milhares de substâncias dissolvidas, constituindo íons metálicos e não metálicos além de inúmeros complexos minerais e de substâncias orgânicas.
O Brasil é o país mais rico do mundo em termos de reservas hídricas, contendo 13,7% da água doce disponível no planeta, a maior área úmida continental do mundo (Pantanal), as mais extensas florestas alagadas (Amazônia), e uma fauna aquática incrivelmente rica. Saber cuidar, usufruir e gerir esse recurso é responsabilidade de todos nós brasileiros.Embora o Brasil ainda tenha uma situação privilegiada em relação à quantidade e à qualidade de sua água, a forma de uso não vem ocorrendo de forma correta e responsável. Superexploração, despreocupação com os mananciais, má distribuição, poluição, desmatamento e desperdício são apenas alguns dos fatores que comprovam o descaso com este importante recurso. É importante ressaltar que a escassez de água põe em risco a vida no planeta e pode afetar diversas atividades econômicas, entre elas a geração de energia elétrica. A crise de energia que afetou a população brasileira em 2001 foi o resultado mais claro da má gestão dos recursos hídricos do país.A gestão dos recursos hídricos é, possivelmente, a questão ambiental com maior poder de integração, afetando todos os segmentos da sociedade e perpassando os diversos usos do solo, tais como a exploração de florestas, agricultura, indústria, mineração, entre outros. Com a aprovação da Lei 9.433 (1997) que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou-se uma nova, importante e moderna estrutura para a gestão destes recursos, prevendo processos participativos e novos instrumentos econômicos que promovem o uso mais eficiente da água, como a cobrança pelo seu uso. O Governo Federal criou, em 2000, a Agencia Nacional de Águas - ANA -, responsável, entre outras coisas, por implementar a nova Lei." (wwf brasil)
É, parece que algo está acontecendo realmente. Mas não adianta participar de manifestações em prol do meio ambiente, só para ganhar camisa e boné ou até mesmo porque a galera estava lá, se você vai escovar o dente e deixa a torneira aberta enquanto faz sua higiene bucal (eu até hoje de manhã fazia isso, espero que a vergonha bata à minha porta!).É possível, com atitudes conscientes, que o planeta continue, por muito tempo, sendo “o planeta água”. Caso contrário, quem já viu Acquaria ????
Por Juninho C.L. (Estudante de Ciências)
Fonte (da parte em negrito) :
Um comentário:
Eu tenho medo... rs... não é mentira!
Postar um comentário