quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Desobedecendo leis

Henry David Thoreau foi um filósofo americano que viveu no século XIX. Ele era contra as leis repressivas do governo dos EUA.

Após ter sido preso por se negar a pagar impostos alegando que estes financiavam a exploração contra o México, que na época teve grande parte de seu território dominado pelos EUA, Thoreau escreveu a obra Desobediência Civil , onde ele dizia, entre outras coisas, que:

Os maiores obstáculos para a mudança da realidade de um país eram as pessoas que só reclamavam, mas não faziam nada para melhorar a situação na qual se encontravam.

O homem inteligente não conta somente com o seu voto para pôr em prática os seus ideais, ele “arregaça as mangas” e realmente luta pelo que ele quer.

Todos devíamos lutar contra o governo injusto e corrupto.


Thoreau acreditava que desobedecer às leis do Estado e sofrer as conseqüências disso é a melhor opção. Porque, agindo assim, ele não traía sua própria ideologia.


E vocês, o que acham? Até que ponto vale a pena ser fiel a uma causa?

9 comentários:

Nathália Marsal disse...

Poxa Ju...concordo com ele... acho que se tivesse como deixaria de pagar os meus impostos tb...mas aqui a gente paga tudo junto...sou mto certinha pra dizer q desobedeceria uma lei...pq a partir dai tb estarei sendo errada...mas seria a única maneira para resolver mtos probs

Juliana Farias disse...

Eu acredito que a maioria sempre está certa... só que a maioria pensa que nem a Nath, não quer ser chamado de caloteiro... né?

Mas eu acredito de verdade que se as pessoas fossem mais unidas, poderiam se juntar e dizer não para muita coisa.

Como tá acontecendo com o pagamento do IPTU que já existem certa de 2 mil pessoas que pagaram o imposto em juízo.

Eu sou super à favor disso!

Aumentou pedágio? Não passe por aquela via - ela não é a única saída para vc! Aumentou gasolina? Ande de busão! Busão aumentou... metrô! e assim por diante! Se as pessoas boicotassem pelo menos um dia o que não lhe agrada, pronto! Já é um passo para eles verem que nós não pagamos nada por brincadeira!

Fábio Melo disse...

É impossível dizer até onde vale a pena. Às vezes temos que abdicar de nossa própria segurança em prol de um bem maior, mas por outro lado temos que no defender. Nessas horas o conceito de sobrevivência se torna relativo.

Viva Thoreau e Kant!

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Let's disse...

a burocracia é uma regra deliciosa de ser quebrada... mas, como o próprio post diz: falar é fácil, fazer, é outra estória...
bjus!

Anônimo disse...

Essa é mais uma utopia empregnada na mente juvenil do meu Brasil Varonil.

Marcelo disse...

eu keria morar no mato pelaaaaaaaado

nao obedecer o estado resulta em prisao, e imposto td mundo paga ate na bala q recebe de troco da padaria

Phernando Faglianostra disse...

Vai falar em transgressão às leis pro pessoal e vão achar que quer dizer pra queimar meia dúzia de ônibus e promover quebra-quebra.

Unknown disse...

Quando se tem uma causa, não há limites para defendêla.

Bjs.!

Juliana Freitas disse...

Até que ponto vale a pena ser fiel a uma causa?

Sou extremamente fiel às minhas, e muito criticada por isso, sendo chamada de "radical" a "burra", por pessoas que vivem reclamando de tudo e não lutam por nada.
Não ter uma causa, a meu ver, é não ter a mínima consciência de coletividade!