sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dia 23

Existem certas situações das quais realmente não podemos fugir. Daqueles dias chatos... (que serão vários), pessoas inoportunas, boas notícias, baixas-estimas. Mas será que é relamente a mesma coisa...acho que seria muito chato e todo mundo já teria se matado!!! Nietzsche elaborou o conceito de Eterno Retorno onde exala a ordem das coisas. O filósofo tenta mostrar como o Mundo não é feito de pólos opostos e inconciliáveis, mas de faces complementares de uma mesma -- múltipla, mas única -- realidade. A grande iondagação do conceito é: Seríamos capazes de amarmos a vida que temos - a única vida que temos - a ponto de querermos vivê-la tal e qual ela é, sem a menor alteração, infinitas vezes ao longo da eternidade? Temos tal amor ao nosso destino? Você viveria os mesmos dias...achando sempre algo de diferente e emocionante neles?
A maioria não...Tem sempre aqueles casais que terminam porque estava ficando monótono...tá caindo na rotina...será que não há mais nada brilhante...nem um coelho saindo cartola...
Quem nunca viu Antes do Amanhecer? E Antes do por do sol? Existe um momento que se a coisa tem que acontecer vai acontecer querendo ou não. As coisas sempre voltam ao normal...se não para a mesma pessoa, pelo menos para a mesma situação de felicidade. Assim como Hobes afirma (por mais que eu discorde) que o homem ´pe mau por natureza...Para mim o ser humano é feliz por natureza!!!O Eterno Retorno nos faz lembrar que por mais que passemos por inúmeras situações ou que pessoas saiam de nossas vidas... o estado normal das coisas...e que elas voltem para perto de nós...é que a alegria fique conosco.

6 comentários:

Unknown disse...

nossa, achei que só eu no mundo tinha visto o antes do amanhecer e antes do por do sol...sou apaixonada pela dupla!!!!

Juliana Farias disse...

Aula!

rsrsrs

Tem muita gente por aí que precisa se amar primeiro para entender o sentido das coisas que acontecem com elas...

Ver estes dois filmes ou ler tal obra sem antes se amar muito, realmente fica em vão.

Anônimo disse...

Agora fiquei curiosa sobre esses dois filmes! =P
Bjos

Marcelo disse...

amor=sazon

Anônimo disse...

muito bom seu blog,,,o lyout é bem clean gostei dele....parabens

Anônimo disse...

muito interessante!
a propósito, concordo que o homem seja feliz por natureza, mas, como diz aquela antiga crônica, Deus escondeu a felicidade dentro do próprio homem, pois seria o último lugar em que o homem haveria de procurar.
remeto a um post no meu blog, interessar, dê uma olhada
Chama-se BUSCA
http://baiadozeh.blogspot.com/search/label/cr%C3%B4nicas

Pablo de Andrade
www.baiadozeh.blogspot.com