terça-feira, 10 de julho de 2007

Cordel

Um site bacana eu vou mostrar
Com a intenção de emocionar
O Cordel na era virtual
Que legal!
A literatura de rimar
Chorar, rir e pensar"
- Dona Ju

A literatura de Cordel é uma das mais fascinantes, inteligentes e legais de se ler. Sempre com um tom crítico, ora cômico ou sentimental, o Cordel tem esse nome por ser vendido em cordinhas nas feiras populares.Tem mais força no Nordeste brasileiro e, por isso, retrata muito bem a vida do povo de lá. Quando se ler um cordel é um sonho à parte que se torna visível diante de nossos olhos. Para mim é diferente de um livro comum, porque é ligeiro que se lê e se decora. Muitas vezes as rimas viram pelejas, ou já são pelejas por natureza. Muitas vezes viram músicas, como aconteceu com o lendário cordel “O Romance do Pavão Misterioso”.para saber mais, vale a pena dar uma olhadinha no site da Acadêmia Brasileira de Literatura de Cordel que é presidida pelo também membro da ABL, Sr. Gonçalo Ferreira da Silva, uma pessoa muito especial e atenciosa. Em uma visita a ABLC, localizada no bairro de Santa Teresa, Rio, eu o conheci. Recentemente fui com uns amigos lá e a recepção foi calorosa da mesma forma.

Entre e confira!

O site: www.ablc.com.br

10 comentários:

Paulinha Farinelli disse...

Site bacana mesmo... Estou fuçando aqui...

Bjokasssssss

Anônimo disse...

isso me lembra q na 6ª série eu fiz um varal com poemas de Cordel!
saudades daqueles tempos!

flw
t+

Johnn. disse...

Nó, cordel é super bacana!
tenho vontade de ir ao nordeste só pra comprar uns livros!

Célia disse...

Oi ....

Vim responder o seu recado hehehe

Bemmmm..... tô terminando de formular um textinho depois vc olha e comenta.

O texto que eu publiquei tem muitos anos foi só ora começar hehehe

Ahhh como vc conseguiu colocar esse passarinhos vuando e mudar de comentários pra quanta gente...

Me resp assim q puder


Bjsssssssss

Macaco Primata disse...

claro q a internet é legal pra difundir várias coisas, inclusive o cordel, mas claro que não dá pra sacar mesmo o que é um cordel só atrazev da internet neh...!

e o resto do blog tb com diversos assuntos, bem interessante!

Macaco Primata disse...

escrevi o nome d teu blog errado la no orkut.. mas ae, voltei pra dizer q eu vou te linkar viu! se puder dar uma força ae tb.. :D faloww

Fred disse...

belo texto meu bem.. adorei.. o templade ficou bom tbmm

xKuRt disse...

Boa dica! Literatura de cordel é show!

Anônimo disse...

Adoro cordel
Adorei a dica do site.
Um bjo

Paloma disse...

O texto ta bem legal...
E sempre bom conhecer mais sob essas coisas q envolve literatura, q eu nao curto mto mais tem q aprender..
Bjuxxx
Passa lah no meu depois!!