segunda-feira, 23 de julho de 2007

[*] Bandeira 2...

1 Kg de limão... 1 real.

1 Kg de açúcar... 2 reais.

1 litro de cachaça... 3 reais.

Vender uma (uma!) caipirinha para um gringo por 32 reais... não tem
preço.

assista o vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=JygAzT8zALg

Isso não aconteceu nos Jogos Pan-americanos e sim no comercial da empresa de cartões de
crédito "Mastercard®" vinculada na Europa. Um rapaz paga na maior
normalidade a quantia de 32 reais por uma simples caipirinha, quando
aqui entre nós já achamos caro pagar 4 reais (a média de preços
normalmente é por ai). Essa é uma prática bastante difundida no Brasil
para com os gringos, que parecem nem perceber o quanto estão sendo
roubados, tudo para quem vem de fora é mais caro, beeeeeeem mais caro.
O Pan está ai para demonstrar isso, além dos taxistas circularem
sempre de bandeira 2 durante os jogos (tudo bem que para brasileiro
também), bebidas, comidas, roupas e etc. É só falar com um sotaque
diferente que da-lhe superfaturação nos preços, principalmente se você
for argentino ou norte-americano (estadounidense).

Não sei dizer se em outros países isto acontece também, mas é uma
forma de querer faturar em cima do turismo, uma forma de querer se
vingar de todas as humilhações que outros países nos impôe, claro que
não é justo fazer isso, você não gostaria que fizessem com você por
exemplo? Mas é algo que já tá imbutido na alma do brasileiro (pelo
menos boa parte), levar a melhor sobre os outros (e se for gringo
melhor ainda), é a famosa lei do Gerson, a lei do malandro que deve se
dar bem sempre. O problema é que muita das vezes o tal malandro acaba
quebrando a cara. Isso é claro se tratando do povão, pessoas comuns...
porque com os malandrões lá de Brasília, exímios praticantes da
referida lei, nada acontece, fazem o que fazem e na maioria das vezes
nada acontece.

Bom é isso! Espero que tenham gostado, critícas e elogios serão sempre
aceitos!

Abraço a todos!

fui...

♪ Leia ouvindo: Aluga-se - Titãs.

7 comentários:

Unknown disse...

Legal o texto! Mais legal ainda é a música que os Titãs regravaram!


Abraço!
http://somdosom.blogspot.com/

Juliana Farias disse...

Em frente a ala leste do Engenhão mora uma familia que me pareceu ser gente boa... eles tiveram a sorte grande: morar bem em frente! Logo pensaram em vender alguma coisa lá, né?
Quando eu fui lá, eu pedi um refri e um pastel (que eles fazem na hora e na sua frente) e me cobraram R$3. Eu pensei: "Poxa, barato... ".
Enquanto eu comia o lanche, conversei com o garoto que tava ajudado o pai: "Que maravilha, né? Morar logo de frente assim!" e o garoto me respondeu: "Graças a Deus! Veio na hora boa!" Fiquei contente por aquela família.
Em um outro momento, fui lá denovo para comprar agua: "Ih,moça,acabou e a gente tá providenciando... desculpa aí, tá?" "Tudo bem..." "Ah, moça! Na rua aqui do lado tem gente vendendo!" Fui lá. Cheguei lá e perguntei quanto era. A mulher responde:"R$2" "A garrafa, né?" "O copo". Eu ri na cara dela, né?? e disse: "VEM CÁ? TÁ ACHANDO O QUE?? QUE SOU GRINGA?? SOU QUASE SUA VIZINHA!! MORO NA TIJUCA! VENDE ESSA ÁGUA A R$2 O COPO PRA GRINGO E NÃO VEM QUERER DÁ UMA DE ESPERTA COM SEUS CONTERRÂNEOS NÃO PQ SINCERAMENTE SE A SENHORA TÁ PASSANDO POR DIFICULDADES FINANCEIRAS, EU TB!!"

Não comprei a água.

Fui numa outra casa e me venderam um H2O a R$2,20. Achei caro tb, reclamei qse da mesma forma, mas não se compara ao roubo que aquela vaca tava comentendo.

Um abuso!

Isso foi só um desabafo pq eu acabei lembrndo dessa história!

mentes inquietas social clube disse...

bons comentários... é verdade, tudo fica mais caro p/ os gringos mesmo, agora 34 reais é muuuuita sacanagem ...
gostei do blog ;D
BJUS ;**

mentes inquietas social clube disse...

ops ... 32 reais ... hhehehe já tô aumentando!

Wanderson "Wans" disse...

Concordo com você. Acho que infelizmente é por essas e outras que nossos políticos roubam e deitam tranquilos para dormir. Acham que estão em pé de igualdade com todos os brasileiros que querem levar vantagem em tudo.
É a história...ladrão que rouba ladrão...
Lamentável.

Anônimo disse...

Já conhecia o vídeo. É realmente lastimável o que fazem com os gringos.

Já soube que, lá fora, o que fazem com a gente é tirar tudo dos quartos de hotel com medo porque o brasileiro tem fama de roubar até cinzeiro. Por que será que temos essa fama?! =P

Boa escolha de tópico! ;)

Anônimo disse...

Sinceramente eu acho que deve ser assim mesmo. Temos que escalpelar os gringos,principalmente de America do norte e da Europa. Além disso,se temos fama de ser um povo apoiado na cultura da malandragem é por que provavelmente é verdade na grande maioria dos casos. Mas isso não é só aqui,isso é uma prática constante na maioria dos países subdesenvolvidos que foram colonizados. Não vejo mal algum na malandragem mas concordo com vc no que se refere aos malandrões do DF. Nós,povo brasileiro,deveríamos ser mais fiéis a nós mesmos.Boicote,revolução,quebra quebra e por aí vai. Mas isso seria canalizado e revertido contra quem acredita em um pais melhor... por isso meu caro amigo,companheiro de blog e compatriota,só devemos fazer valer a Lei da malandragem...

Juninho C.L.