segunda-feira, 21 de julho de 2008

[*] Entrevista com a Renata Cordeiro parte 2

Continuando o ultimo post...

Para um estudante de comunicação, tanto homem quanto mulher, qual é a dica que você daria para ele?

Esportivo ou não, eu acho que o jornalista tem que ler muito, essa é a coisa mais importante do jornalismo. Porque todo mundo hoje mexe com computador, sabe falar inglês, sabe falar mandarim. O que vai te diferenciar dos outros é a sua cultura, é o seu embasamento. E quanto mais você lê, mais amplia seu vocabulário. Quanto mais você amplia o seu vocabulário, mais fornece capacidade para o seu cérebro de formular raciocínio. A pessoa que tem um vocabulário menor, a capacidade de juntar uma idéia com outra e fazer um raciocínio é menor, isto está comprovado

Vale a pena ser jornalista esportivo no Brasil?

Depende do que você chama de valer a pena, alias se você for pensar, não vale muito a pena ser jornalista, porque você ganha pouco e trabalha muito. Depende então da sua paixão. O jornalismo esportivo pra mim é o que há de melhor, porque assim, quando você fala em jornalismo, você vai entrevistar um político você quer mostrar que o cara rouba, que ele é um safado. No jornalismo esportivo você está ali para mostrar que o homem pode superar os seus limites, que ontem ele fez um tempo x e hoje ele vai fazer um tempo x – menos alguma coisa. Então você vai mostrar que de repente um cara como o Washington que é um cara que tem diabetes, que tem problema cardíaco, você pega tudo isso e faz um gol em uma decisão, é um vencedor. Então o jornalismo esportivo trás essa carga de beleza é uma ode ao ser humano, é maravilhoso. E hoje em dia tem cada vez mais gente querendo ser jornalista esportivo, muito mais mulheres, é impressionante o crescimento do número de mulheres no jornalismo esportivo, isso é uma coisa muito legal.

Qual é a sua expectativa para o futuro das mulheres no jornalismo esportivo?

Eu espero cada vez mais que as pessoas não pensem como mulheres ou homens no jornalismo esportivo e sim como profissionais essa é a minha grande expectativa. Eu acho que vai haver uma democratização muito grande com a informação e eu acho que as mulheres vão estar juntas nisso, vão estar nesse compasso. Assim como hoje você vê mulheres dirigindo, mulheres mecânicas, mulheres pedreiras e é isso, deixou uma brecha a gente está entrando.

Bom é isso!!!

Abraço à todos!!!

fui...

Um comentário:

Ju Cunha disse...

"Esportivo ou não, eu acho que o jornalista tem que ler muito, essa é a coisa mais importante do jornalismo. "

Não somente os jornalistas, todos nós precisamos ler muito! =)

Beijos!