domingo, 19 de abril de 2009

Meu melhor do lado escuro

Esses dias estive conversando com um amigo sobre música. Há tempos não converso com alguém sobre tantas informações musicais, as lembranças do meu passado, de uma adolescência marcada pela música e recheada de mistérios.
.
O medo da maldição dos 27 e do arrepio de ver clipes com conteúdo. Pessoas inteligentes pesquisam, conhecem autores, filmes inteligentes e realizam trabalhos magníficos, que primam pela qualidade e pela inteligencia dos seus ouvintes e espectadores.
.
Na quarta-feira passada, cheguei na aula e a professora estava passando o filme "The Wizard of Oz". Na mesma hora, lembrei do dia que assisti ao mesmo filme com uma vitrola do lado e o som da tv no mudo. Quando entrei na sala, pensei: Coloca Pink Floyd aí, profe".
.
É... ela colocou sem eu ao menos pedir.
.
Dez anos se passaram desde a primeira vez que assisti aquele filme e o que eu senti foram os medos e as indagações que tinha naquele tempo.
.
A conversa com meu amigo foi quase um desabafo de um desespero que carrego desde que saí da minha adolescência: o medo de nunca mais aparecer nada de bom na música. Acho que a última coisa surpreendente que pude ouvir desde então foi Nine Inch Nails em 2000. De lá pra cá, passaram 9 anos e agradeço àquela que me apresentou a banda.
.
NIN me emociona muito.
.
Mas o desespero persiste e não é só meu [ainda bem], pois muitos têm o mesmo sentimento de falência musical.
.
Nada é novo. Tudo é o mesmo. O "mais do mesmo" que Renato Russo dizia. Nada incomum, tudo uma grande indústria de bonecos que falam frases iguais, que fazem batuques iguas - como se todos fossem iguais.
.
Eu não sou igual!
.
Vejo pessoas se gabando por um Myspace que todo mundo tem, por umas batidas, umas letras, uma mesmice! Sei que todos têm referências musicais. A minha aversão é daqueles que cantam e se vestem iguais.
.
Gestos, voz, batidas, roupas, macacos? Colocou um piercing na orelha ou no nariz, pintou o cabelo de vermelho ou fez moicano agora é cantor de banda de rock?
.
Sou muito pontual neste sentido, sou pouco ponderante. Nada me agrada, nada é novo, nada e nada!
Tenho saudade de um tempo que não vivi [infelizmente]. Que tentei viver, que vivi no meu mundo. Dos amigos que me lembro com esta música.
.
Sou daquelas que gostam dos originais, dos criativos. Da ousadia. Da liberdade. Do oculto que se eterniza.
.
Não existem músicas que te fazem pensar, que te fazem viajar para um mundo de impossíveis, que te surpreende, que causa arrepios, que te causa medo. Medo de escutar, de se apaixonar, de imaginar.
.
Sou adepta à antiguidade.
.
Espíritas dizem que tenho o espírito de um velho.
Outros dizem que nasci velha.

10 comentários:

Anônimo disse...

conversa com amigos são ótimas e resultam em novas posturas.

Alexandre disse...

Somos 2 com espirito de velho.... aliás, acho que desde pirralho me sinto asism.

Fábio Flora disse...

Também já me disseram que tenho um espírito "velho". Bom, se gostar de boa música, como Beatles, é ser velho, já passei dos 100 anos... Abraços e sucesso com o blog!

Fabrício Bezerra disse...

eu acho que tenho espírito velho.eu não gosto de malhação,não gosto de filmes de terror...talvez eu tenha um espirito chato

Unknown disse...

as pessoas falam d emais...ke vc tenha esperito de um velho, ou novo..o importantye e vc ser feliz...

Clara disse...

Ju,
voltamos de vez? :)

Olha, conheço a sensação a qual você se refere no seu texto. Só não sei se concordo muito quando generaliza, dizendo que não há quem faça música nova e diferente.
Acho, sim, que há gente muito boa ousando musicalmente, pelo menos no cenário nacional - que é o que mais conheço.
Talvez pela força da emoção você generalize, ou ainda, por estar tão convicta de que não se faz música como antigamente, não consegue perceber o que há, realmente, de diferente.

É isso... olha só o link de uns conhecidos meus: http://musicaartesanal.blogspot.com

beijos,
Clara

Anônimo disse...

Não ....naõ tem espirito de velho (não considero isso ruim).Você é chique de tão simples...só isso.Ouço Bach e Vila Lobos para cosneguir lavar prato e todos me acham estranha...

Liliane Akamine disse...

Bem, talvez seja um espírito sábio. Pessoas inteligentes gostam das melhores músicas e literatura.
Parabéns pelo blog, bem bacana. E parabéns pelo bom gosto.

Fred disse...

the dark side of music srsr

Phernando Faglianostra disse...

É assim mesmo. Com o tempo só piora. Lamento.