terça-feira, 24 de junho de 2008

Em homenagem à São João


Hoje é dia de São João - padroeiro de diversas cidades,
dá nome há tantas outras também.

São João é o santo comemorado no mês de Junho, junto com São Pedro e Santo Antônio e gostaria de contar um pouquinho do que eu sei sobre esta festa e os custumes.

Reza a lenda que Santo Antônio é o santo casamenteiro, São João o santo do namoro e da festança e São Pedro o que dá a benção e possui as chaves da porta do céu.

Mas hoje é dia de São João - dia de festa católica, de fogueira, de fogos, trajes típicos, bandeirinhas, comidas de milho, quadrilha e dança.

João era primo de Jesus e foi quem o batizou. Nasceu dia 24 de Junho e dedicou sua vida à levar mensagem de paz e amor para as pessoas. Disse, em vida, que os homens deviam mudar seus rumos para encontrar a luz.

A festa tradicional de São João é comemorado no dia do seu aniversário, quando é inverno no nosso hemisfério e o frio favorece o recolhimento e a meditação. É costume acender fogueiras que simboliza a luz da sabedoria. Por isso é costume também levantar a bandeira de São João, soltar balão, fogos de artifício e lanternas.

Outras característcas da festa de São João e do período junino sao as simpatias que envolvem os santos para arrumar namorado ou namorada, para conseguir sucesso na vida entre tantas outras.

É um período do ano que eu gosto muito.

3 comentários:

Mp3filmesgratis.com disse...

www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com

Achei o seu BLOG bem interessante mesmo... Queria lhe porpôr uma parceria. Se estiver afim de fazer trocar banners com o meu blog... estou a disposição!!!

Aproveitar para convidar seus leitores para visitarem o MP3FILMESGRATIS.COM

abrçs.

Douglas Lopes disse...

Adoro esta época de festa de são joao hehe

bons textos, gostei do seu blog, vou começar a acessá-lo mais seguida. Abraços!

Ganhe dinheiro só por estar conectado - INTERNET DISCADA OU ADSL

Ju Cunha disse...

Também adoro essa época! =)
Beijos